Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia adere a programa de reciclagem de roupa
Notícias e Destaques 19 Abr 2024 Gaia adere a programa de reciclagem de roupa Em causa está protocolo entre três freguesias e a Modatex
 
Sabendo que existem excedentes têxteis em bom estado e suscetíveis de serem reutilizados de forma criativa por outras instituições, nomeadamente ligadas ao ensino, a Câmara Municipal de Gaia e a Comissão Social Interfreguesia Social Sem Fronteiras (que inclui as freguesias de São Félix da Marinha, Grijó e Sermonde e Serzedo e Perosinho), vão estabelecer um protocolo de colaboração com a Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios. 

As freguesias referidas têm lojas sociais das quais resultam excedentes têxteis, provenientes da comunidade em geral. O protocolo em questão irá permitir a implementação de um projeto inserido no conceito de «upcycling» da moda, que consiste na transformação de resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças e a realização de um desfile anual para a sua apresentação. A cooperação consistirá na angariação de têxteis que estejam em condições de serem reutilizados; a reutilização dos têxteis na criação de novas peças de vestuário; e na criação de uma estrutura que permitirá a apresentação de peças de vestuário reutilizáveis. 

Em termos práticos, a Comissão Social Interfreguesia Social Sem Fronteiras irá recolher e selecionar os têxteis; garantir o transporte dos alunos da estação da Granja e/ou estação de metro em Santo Ovídio até às lojas sociais para escolha das peças; sendo ainda responsável pelos modelos e pela sua deslocação ao centro para tirar medidas; entre outros. Por sua vez, a Câmara Municipal de Gaia irá garantir a operacionalização do desfile, nomeadamente ao nível da cedência do espaço, dos meios técnicos, audiovisuais e marketing; e pela colaboração na cedência de transporte a todos os envolvidos no projeto e no desenvolvimento das atividades no dia do desfile. Por fim, a Modatex ficará responsável pela criação de modelos reutilizados pelos formandos do curso de modelagem, alfaiate e costura; por assegurar os meios logísticos necessários à reutilização de peças de vestiário a serem utilizadas no desfile; entre outros.