FARC permitiu adquirir equipamentos de higienização para o Lar Arcanjo Gabriel
Notícias e Destaques 10 Abr 2024 FARC permitiu adquirir equipamentos de higienização para o Lar Arcanjo Gabriel Apoio municipal para a compra de quatro máquinas foi de 27.774 mil euros

No âmbito do Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC), criado pelo Município de Gaia para mitigar os efeitos negativos da pandemia, foram muitos os projetos, as obras e as atividades que as instituições do concelho conseguiram desenvolver que, sem esta ajuda, não seria possível concretizar sem prejudicar a gestão normal das suas estruturas. Foi o caso da Associação dos Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom, que solicitou o apoio do Município de Gaia para a aquisição e instalação de quatro equipamentos de higienização, como forma de prevenção e combate à propagação de vírus e bactérias, num investimento que rondou os 27.800 mil euros.

O objetivo passou pela aquisição de equipamento específico que permitisse a perfeita higienização da roupa pessoal dos utentes do Lar Arcanjo Gabriel, onde residem, atualmente, 77 pessoas, e da roupa de quarto e respetivos atoalhados de higiene pessoal. Com o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 foi, assim, possível comprar duas máquinas de lavar e duas máquinas de secar, substituindo as já existentes, instaladas no ano de 2000 e que já acarretavam elevados custos de manutenção técnica.

De recordar que o Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 (FARC) se destinou a Instituições Particulares de Solidariedade Social, escolas e outras entidades locais sem fins lucrativos, que se candidataram com ideias para obras, projetos ou atividades. O objetivo passou por minimizar os efeitos negativos e de sustentabilidade financeira provocados pela pandemia de covid-19. O apoio foi atribuído mediante a apresentação de uma candidatura sustentada. Tratou-se de "um apoio extraordinário e não repetível, que teve como único objetivo minimizar os impactos da covid nas associações e instituições de cariz social do concelho”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.