Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Construção da Piscina de Maravedi arranca no primeiro semestre
Notícias e Destaques 14 Mar 2024 Construção da Piscina de Maravedi arranca no primeiro semestre Executivo vota adjudicação da obra, num investimento de 8,9 milhões
 
O concurso público para a construção da nova Piscina Municipal de Maravedi chegou à sua reta final, prevendo-se que a obra possa arrancar ainda no primeiro semestre deste ano. A Câmara Municipal vai votar, na próxima reunião do executivo (segunda-feira, 18 de março), a decisão de adjudicar a empreitada, no valor de 8,9 milhões de euros + IVA, ao concorrente vencedor, bem como a minuta do contrato. O executivo votará ainda, na mesma proposta, a distribuição de encargos do valor adjudicado pelos anos 2024 (965 mil euros), 2025 (5,4 milhões de euros) e 2026 (3 milhões de euros). A obra deverá, assim, ter início ainda no primeiro semestre de 2024, prevendo-se a sua conclusão para 2026.

Este processo teve início com a constatação, pelos serviços municipais, de que, apesar de todos os esforços desenvolvidos, as fragilidades impostas pela utilização intensiva deste equipamento ao longo dos anos não permitissem que fosse possível colmatar as inerentes patologias, quer do ponto de vista da manutenção do edificado, como da vulnerabilidade do equipamento eletromecânico obsoleto, que originava custos de exploração avultados. 

Perante este cenário, a Câmara Municipal solicitou um estudo para a construção da nova Piscina Municipal de Maravedi, para corresponder de forma mais assertiva às expectativas dos munícipes, numa área habitacional por excelência, e para criar no concelho um equipamento inovador e economicamente sustentável, tendo capacidade para dar resposta transversal a todas as faixas etárias e a um maior número de pessoas. 

O projeto que será agora implementado inclui três tanques, balneários e uma área ‘fitness’. O tanque principal, com 25 metros de extensão e 17,50 metros de largura, terá oito pistas de natação semiolímpicas com uma profundidade variável de 1,60m a 1,80m. Os outros dois tanques, com as dimensões de 15 por 8m, destinam-se a crianças (aprendizagem) com uma profundidade variável de 1,10m a 1,20m e ao público sénior com uma profundidade variável de 1,4m a 1,5m. A área da piscina terá capacidade para receber 338 pessoas. Por sua vez, a zona ‘fitness’ foi estruturada para uma utilização simultânea de 69 utilizadores. Estas duas valências terão balneários e zonas de apoio, que terão uma exploração autónoma, permitindo uma maior diversidade de gestão. O novo equipamento terá, ainda, uma zona de estacionamento com uma área de 1.000 m², dividido por dois pisos, um deles coberto. 

A nova Piscina de Maravedi pretende, assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico, recreativo e desportivo, como a realização de exposições, conferências e diferentes acontecimentos culturais e sociais.