Construção da Linha Rubi do Metro do Porto já pode avançar
Notícias e Destaques 09 Jan 2024 Construção da Linha Rubi do Metro do Porto já pode avançar Terá 6,4 quilómetros e oito novas estações, seis delas em Gaia

Numa cerimónia simbólica, mas de extrema importância, que decorreu a 9 de janeiro nas Caves Ferreira, foi assinalada a consignação da empreitada de construção da Linha Rubi (H) do Metro do Porto, entre a Casa da Música e Santo Ovídio, num momento presidido pelo primeiro-ministro, António Costa, que agradeceu o trabalho e o empenho dos municípios da Área Metropolitana do Porto. "Obras de metropolitano são ótimas quando estão concluídas e se faz a inauguração, até ao dia da inauguração são só dores de cabeça", afirmou, considerando ainda o investimento na mobilidade urbana como algo "absolutamente crítico”. A obra arrancará em breve e terá de estar concluída, sem margem, até 31 de dezembro de 2026.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "a Linha Rubi é a espinha dorsal e um verdadeiro sistema de transporte público e ligará os polos mais pujantes das cidades do Porto e Gaia", defendendo que esta ligação será também uma "alternativa eficaz e eficiente" ao trânsito rodoviário. O presidente lembrou também que o nome da nova travessia sobre o rio Douro, D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, será "uma homenagem a um setor económico marcante”. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, por sua vez, realçou o "extraordinário investimento público" que permitirá "mudar completamente o perfil das ligações" entre as duas cidades.

Para Tiago Braga, presidente do Conselho de administração da Metro do Porto, "os três anos são um prazo exigente, que nós sabemos que é exigente, isso nunca o ocultámos. Estamos a falar de três quilómetros de túnel e uma ponte”. Em conversa com os jornalistas no final da cerimónia, Tiago Braga identificou ainda os pontos mais críticos como sendo as fundações da ponte e a abertura dos túneis, sendo que existirão 16 frentes de obra ativas em simultâneo entre Porto e Gaia.

O valor global de investimento do segundo traçado entre o Porto e Gaia é de 435 milhões, um investimento financiado pelo PRR. A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o rio Douro, que será exclusivamente reservada ao metro e à circulação pedonal e de bicicletas. Em Gaia, as estações são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto serão Campo Alegre e Casa da Música. A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2026. Está previsto que a Linha Rubi proporcione um aumento de 12 milhões de clientes por ano para a Metro do Porto, bem como a redução anual de 17,5 toneladas de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.