Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
novas linhas de metro
Notícias e Destaques 13 Out 2023 Concurso público para anteprojetos de quatro novas linhas de metro A contratação destes estudos iniciais poderá chegar aos 10 milhões de euros
 
Numa cerimónia que decorreu a 13 de outubro, em Gondomar, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a Metro do Porto lançou um Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental de quatro novas linhas. Em causa estão as linhas Gondomar II (Dragão - Souto), ISMAI - Muro - Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar). No total, serão mais 37 quilómetros e 38 novas estações.

De acordo com a portaria do Governo que entrou no mesmo dia em vigor, a contratação destes estudos iniciais poderá chegar aos 10 milhões de euros (5,2 milhões em 2024 e 4,8 milhões em 2025). "Torna-se necessário dar início aos procedimentos de contratação relativos ao desenvolvimento dos programas base, estudos prévios, estudos de incidências e de impacte ambiental e demais trabalhos acessórios como sejam os levantamentos topográficos e patrimoniais, sondagens, entre outros", pode ler-se na portaria.

Em concreto, serão desenvolvidos projetos que respondam aos seguintes objetivos: Linha da Trofa - Linha de Metro entre o ISMAI e o Muro com 3,10 km e duas estações e Linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e Paradela com 7,12 km e quatro estações/paragens; Linha da Maia II - Linha de BRT entre Roberto Frias e Verdes II com cerca de 13,0 km e 16 estações/paragens; Linha de Gondomar - entre o Estádio do Dragão e Souto com cerca de 6,9 km e oito estações; e, por fim, a Linha de São Mamede, também em metro, entre o Hospital de São João, Senhora da Hora e Estádio do Mar com cerca de 6,6 km e oito estações.

Os encargos financeiros são assegurados por verbas do Programa Temático designado por Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e do Fundo Ambiental, inscritas e a inscrever no orçamento de projetos da Metro do Porto.