Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos em Gaia
Notícias e Destaques 22 Fev 2024 Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos em Gaia Atividades para idosos serão partilhadas pelas instituições

A Câmara Municipal de Gaia decidiu apostar na criação de um Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos, que será o primeiro na região Norte. A valência está na fase final de implementação e surge no âmbito do Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento (PIME). Este centro reúne um conjunto de jogos e atividades terapêuticas especializadas, que chegarão por empréstimo às instituições da rede social do Município, favorecendo-se, assim, a diversidade de utilização dos produtos, ajustados e centrados às necessidades das instituições.

Em paralelo à construção do Centro de Recursos de Jogos Terapêuticos, o Município passa a integrar o projeto «Felicidade ao Ritmo do Jogo», que tem como objetivo a estimulação do ritmo ao longo do ciclo de vida, fomentando a funcionalidade da pessoa e a promoção das funções vitais e contribuindo, desta forma, para o envolvimento e a interação com o outro. Os jogos terapêuticos têm, ainda, como objetivo a promoção da criatividade, da memória, da cooperação, da coordenação, entre outras funções.

A participação neste projeto implica a cedência de dois jogos terapêuticos, bem como formação técnica e especializada e a atribuição do selo «Município e Instituição Promotor/a de um Envelhecimento Digno e Saudável». Nesta fase, estão envolvidas instituições com resposta social de Centro de Dia que submeteram candidatura, sendo elas:

• Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo;
• Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó;
• Centro Social De S. Miguel De Arcozelo;
• Centro Social e Paroquial São Pedro de Pedroso;
• Centro Social Mário Mendes da Costa;
• Centro Social Paroquial Oliveira do Douro;
• Centro Social Paroquial São Cristóvão de Mafamude;
• Centro Social S. Félix da Marinha;
• Centro Social São Pedro de Vilar do Paraíso;
• Lar Padre Alves Correia;
• Olival Social.

No decorrer do mês de fevereiro, e após finalização da formação técnica e especializada, prevê-se a distribuição dos jogos pelas instituições referidas.

O «Felicidade ao Ritmo do Jogo» surge após protocolo com a «AGILidades», uma spin off do Politécnico de Leiria, criada em 2018, que visa o desenvolvimento de jogos terapêuticos adaptados à comunidade geriátrica, para a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora, úteis no processo de reabilitação.

No âmbito do Plano Integrado Municipal para o Envelhecimento (PIME), o Município de Gaia tem vindo a desenvolver diferentes iniciativas através da estruturação de intervenções estratégicas e integradas, potenciadoras de um envelhecimento ativo. Portugal é o quarto país do mundo com mais pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e onde a população nesta faixa etária já representa quase 25%, sendo que em Vila Nova de Gaia vivem mais de 65 mil pessoas com 65 ou mais anos. O PIME é um instrumento de ação que permite avaliar e responder às diferentes dimensões da problemática do envelhecimento, que se traduz em diferentes necessidades e oportunidades de intervenção com as pessoas mais velhas. A implementação do mesmo baseia-se no direito a um envelhecimento digno, tendo em conta a promoção da qualidade dos serviços através da diversidade de programas e projetos ajustados e adaptados às necessidades sentidas.