Câmara de Gaia instala 11 parques infantis
Notícias e Destaques 01 Set 2023 Câmara Municipal instala 11 parques infantis Equipamentos colocados em escolas e zonas de lazer do concelho

O Município de Vila Nova de Gaia vai votar, na próxima reunião do executivo, a criação e reabilitação de um conjunto de 11 parques infantis em escolas e zonas públicas e de fruição do concelho, num valor global de cerca de 350 mil euros. Para 2024 serão, ainda, afetados 800 mil euros para novos parques, num programa integrado de instalação de parques infantis no concelho.

A proposta que será discutida na próxima segunda-feira tem em vista o fornecimento e instalação de equipamentos de jogo e recreio num total de onze parques infantis, distribuídos por diversas freguesias do concelho.

Esta medida surge na sequência de manifesta vontade do executivo em, por um lado alargar a capacidade de oferta de espaços públicos para atividades lúdicas e físicas infantis no concelho, e, por outro, em reformular alguns parques existentes, que atingiram já o final da sua vida útil. Assim, o Município propõe a instalação de parques infantis nos seguintes locais:
  1. Escola Básica de Lagos;
  2. Escola Básica de Mariz;
  3. Escola Básica de Vilar;
  4. Escola Básica das Vendas;
  5. Escola Básica Igreja 1;
  6. Escola Básica de S. Paio;
  7. Escola Básica de Brito;
  8. Parque da Lavandeira;
  9. Rua Alcino Borges da Silva;
  10. Praceta 18 de Dezembro;
  11. Parque Multigeracional.
O mesmo procedimento prevê, também, o fornecimento de piso amortecedor, especialmente concebido para atenuar o impacto de quedas em áreas de lazer, bem como um conjunto de painéis informativos que visam dotar os referidos espaços de todas as condições de segurança previstas na legislação em vigor em matéria de espaços de jogo e recreio.

Faz ainda parte da solução proposta o fornecimento de mobiliário urbano diverso, por forma a dotar as áreas envolventes das condições necessárias à permanência das crianças e dos seus acompanhantes em ambiente vigiado, agradável e acolhedor.

O Município de Gaia prevê que estes equipamentos venham a contribuir de forma muito significativa para o desenvolvimento das crianças que os utilizarão, que ali poderão praticar atividades lúdicas num estímulo às suas aptidões motoras e sociais.