Boas Práticas de Cooperação Interinstitucional e Multidisciplinar
Notícias e Destaques 19 Out 2023 Boas Práticas de Cooperação Interinstitucional e Multidisciplinar Encontro aconteceu na Biblioteca Municipal de Gaia

A Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos é composta por um conjunto de 42 entidades governamentais e não governamentais que se unem com o propósito de prevenir e combater este fenómeno, que consiste na mais grave violação de direitos humanos. De forma a assinalar os dez anos de existência e de dar a conhecer o seu trabalho, a Rede organizou, em conjunto com o Município de Vila Nova de Gaia, uma tertúlia que teve lugar na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia no dia 13 de outubro, intitulada «10 anos de Rede - Boas Práticas de Cooperação Interinstitucional e Multidisciplinar».
No mesmo momento, a Câmara de Gaia recebeu um diploma que certifica que a autarquia "tem assento na Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, sendo parte ativa no combate a este crime, na sua prevenção e na assistência às suas vítimas na zona Norte do país”.
A Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção de Vítimas de Tráfico de Seres Humanos é uma iniciativa fundamental na luta contra o tráfico de seres humanos, uma das formas mais atrozes de violação dos direitos humanos que persistem no mundo atual. Esta rede desempenha um papel crucial na prevenção, identificação e apoio às vítimas desse crime hediondo. O tráfico de seres humanos é uma realidade global, atingindo pessoas de todas as idades, géneros e origens étnicas. No entanto, é uma prática muitas vezes invisível e complexa, o que torna a existência de redes regionais como esta ainda mais crucial.
O papel central desta rede é triplo: prevenção, identificação e apoio. Na prevenção, realiza campanhas de consciencialização para sensibilizar a comunidade sobre os riscos do tráfico de seres humanos e as formas de o evitar. A identificação é uma tarefa complexa, uma vez que muitas vítimas vivem com medo e são coagidas por traficantes. Portanto, a rede trabalha em estreita colaboração com as autoridades para identificar potenciais vítimas e oferecer-lhes apoio. Isso pode envolver cuidados médicos, apoio psicológico e jurídico, bem como ajuda na reintegração social e económica.