Autarquia vota apoios de 1,5 milhões
Notícias e Destaques 01 Fev 2024 Autarquia vota apoios de 1,5 milhões Verbas para o funcionamento e melhorias das coletividades

A Câmara Municipal de Gaia vai discutir e votar, na próxima reunião do executivo (segunda-feira, 5 de fevereiro, 15h00), um conjunto de apoios a instituições e coletividades do concelho, materializados através de contratos-programa, acordos de colaboração e contratos de patrocínio desportivo. As propostas totalizam perto de 1,5 milhões de euros, a que se somam ainda as habituais transferências para os bombeiros voluntários e as juntas de freguesia, neste caso para apoio na emergência social.

Entre as propostas que serão discutidas, destaque para os contratos-programa para apoio ao investimento com a Associação de Solidariedade Social da Madalena (480 mil euros); com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde Soares dos Reis (326 mil euros); com a Fundação Padre Luís (180 mil euros); com a Associação de Trabalhadores e Reformados da Portugal Telecom (120 mil euros) e com a Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo (120 mil euros). Serão, ainda, votados um acordo de colaboração com a Sociedade Filarmónica de Crestuma, com vista a apoiar a aquisição de um terreno para a construção de um auditório e salas para a escola de música, no valor de 70 mil euros; um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com a Talentos de Campeão, para o desenvolvimento da Escola Municipal de Futebol (70 mil euros); uma adenda ao acordo de colaboração com a Sociedade Musical 1.º de Agosto para realização de obras de requalificação da sede (42.300 euros) e um contrato-programa com o Centro Social S. Pedro de Vilar do Paraíso para apoio à atividade regular (30 mil euros). Finalmente, o executivo discutirá as propostas de contrato de patrocínio desportivo a Catarina Ferraz Nunes de Sousa, tetracampeã nacional universitária de squash, para apoio ao projeto Squash LA 2028 (7.500 euros) e um acordo de colaboração com o Clube Recreativo Avintense, para apoio à edição do boletim «Caminho Novo» (3.615 euros).

Além destes apoios, na próxima reunião do executivo será discutido o habitual protocolo de colaboração com as seis associações humanitárias dos bombeiros voluntários, para despesas relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil, num valor de 360 mil euros; o contrato-programa com a Inovagaia com vista à prossecução das atribuições estatutárias para o exercício de 2024 (275 mil euros) e o contrato interadministrativo de delegação de competências com as juntas e uniões de freguesias para apoio na carência económica e emergência social, num total de 200 mil euros.