Autarquia investe cerca de um milhão em apoios de âmbito desportivo
Notícias e Destaques 15 Dez 2023 Autarquia investe cerca de um milhão em apoios de âmbito desportivo Quatro estádios terão ajuda na substituição dos sistemas de iluminação

O executivo municipal irá discutir na próxima reunião de Câmara, que se realiza a 18 de dezembro, um conjunto de apoios a clubes e atletas do concelho. No total, serão analisadas cinco propostas cujo valor total é de cerca de um milhão de euros.

Assim, a Câmara Municipal de Gaia irá disponibilizar um apoio financeiro a quatro clubes do concelho tendo em vista a substituição dos sistemas de iluminação dos seus equipamentos. Trata-se do Clube de Futebol de Serzedo (cerca de 183 mil euros), do Clube União Desportiva Leverense (cerca de 183 mil euros), do Futebol Clube de Avintes (cerca de 183 mil euros) e do Sporting Clube de Coimbrões (cerca de 92 mil euros).

De referir que as quatro instituições têm dado importantes contributos ao desporto, com especial incidência nos escalões de formação, promovendo a abertura total das suas instalações para o fomento do futebol. A este valor somam-se outros já aprovados noutras reuniões, tendo em vista o mesmo fim. Já foram contemplados outros clubes, como o Sporting Clube de Arcozelo, o Clube de Futebol de S. Félix da Marinha, o Clube Desportivo do Candal, o Sport Clube de Canidelo ou o Valadares Gaia Futebol Clube. O objetivo passa por ajudar estas instituições a serem energeticamente mais eficientes e sustentáveis, com claros benefícios em termos de custos na manutenção da infraestrutura.

Paralelamente, na mesma reunião camarária, será discutido, como habitual, os contratos programa de desenvolvimento desportivo a celebrar entre a autarquia e os clubes e associações desportivas relativamente à época desportiva 2023/2024, no valor global de cerca de 435 mil euros. O Município de Gaia tem vindo a conceder este apoio a todas as entidades desportivas, tendo como critérios o número de atletas abrangidos pelas diversas modalidades. Em causa estão apoios ao DAC - Douro Andebol Clube (600 euros), ao Águias Sport de Gaia (2.360 mil euros), à Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares – Hóquei 1944 (13.150 mil euros), ao Douro Rugby Clube de Gaia (4.640 mil euros), entre outros. No total, serão abrangidos 12.341 atletas (mais 546 do que na época anterior), o que corresponde a um aumento de cerca de 5% e reforça o facto de Vila Nova de Gaia ser um dos municípios com maior número de atletas do país.