Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Apresentado estudo sobre o impacto da Covid-19 no concelho
Notícias e Destaques 14 Dez 2023 Apresentado estudo sobre o impacto da Covid-19 no concelho Saúde, educação, ação social, economia ou cultura foram algumas das áreas analisadas
 
O Instituto Padre António Vieira (IPAV) desenvolveu um estudo alargado que pretendeu avaliar e monitorizar os impactos da pandemia na comunidade gaiense, em áreas como a saúde, a ação social, a educação, a cultura, o espaço público, o ambiente, a economia e o emprego, a tecnologia e os media. Este foi um desafio lançado pela Câmara Municipal de Gaia que o IPAV, através da sua equipa do Fórum para a Governação Integrada, abraçou com profissionalismo e responsabilidade. "Este foi um trabalho exigente, mas profundamente significativo. Recolher todos os dados possíveis, entrevistar muitos observadores privilegiados e criar dinâmicas que permitissem conhecer o melhor possível o que ficou desta experiência difícil, constituiu um grande desafio. Mas o resultado alcançado ultrapassou todas as nossas expectativas”, afirmou Rui Marques, coordenador do estudo.

A sessão de apresentação dos resultados desta "avaliação e monitorização dos impactos da pandemia e as suas representações sociais” decorreu a 14 de dezembro, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo e contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que deixou a vontade de repercutir este género trabalho a nível nacional. 

O estudo demorou cerca de um ano a ser feito e analisa os anos de 2020, 2021 e 2022, usando uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Recorreu a dois mil inquéritos e a mais de cem entrevistas, assim como parcerias com instituições locais e nacionais (como a Cruz Vermelha Portuguesa ou o Jornal de Notícias), as juntas de freguesia, escolas, IPSS, Hospital de Gaia, entre outros. 

Algumas conclusões do estudo:
- A economia ‘portou-se’ muito melhor do que se imaginava. O impacto inicial foi forte, mas a recuperação foi muito rápida e melhorou ao longo do tempo. Pela negativa, os dados da cultura chegam ao fim de 2022 piores do que estavam antes. 
- Houve, no quadro da pandemia, na perspetiva dos entrevistados, um aumento da consciência da comunidade para os temas ambientais.
- A dinâmica noticiosa despertou os leitores, por um lado, para uma maior atenção à voz dos especialistas e, por outro, veio progressivamente alertar para o fenómeno das notícias falsas.
- A pandemia permitiu a compreensão do papel do espaço público na promoção e manutenção do bem-estar físico, emocional e mental. 70% dos respondentes dos inquéritos atribuiu muita ou extrema importância a estes espaços na redução dos níveis de stress, ansiedade e depressão. 
- 56% dos inquiridos concorda que a saúde mental e bem-estar foram prejudicados com a pandemia.
- É expressivo o aumento de 32% no consumo de antidepressivos e estabilizadores de humor, em Gaia, entre março de 2020 e março de 2023.
- O impacto territorial nas freguesias foi diversificado, com as freguesias de Grijó e Sermonde, Madalena e Avintes a registar as taxas de mortalidade mais elevadas, sendo que taxa mais baixa registou-se em Canelas.

Consulte o estudo aqui: