Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Alimenta o teu treino» já chegou a cerca de 500 jovens atletas
Notícias e Destaques 05 Mar 2024 «Alimenta o teu treino» já chegou a cerca de 500 jovens atletas Iniciativa tem procurado envolver familiares e equipas técnicas dos clubes
 
Chama-se «Alimenta o teu treino» e tem como objetivos ajudar crianças e jovens atletas na consciencialização para a importância da adoção de bons hábitos alimentares, identificar padrões alimentares anormais e aumentar o nível de conhecimento específico de estratégias nutricionais que contribuam, efetivamente, para o rendimento e recuperação desportiva. Começou no terreno em força no início deste ano e já chegou a cerca de 500 jovens atletas, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, do movimento associativo desportivo de Vila Nova de Gaia. Além dos atletas, este apoio nutricional abrange ainda familiares e equipas técnicas. 

Numa primeira fase, os atletas preencheram um detalhado inquérito sobre hábitos alimentares. Numa segunda fase, foram recolhidas avaliações antropométricas no terreno, o que tem permitido fornecer uma visão mais completa sobre a saúde física dos participantes.  

Todavia, o mais importante de tudo: o treino começa em casa. Por isso, além desta recolha de dados, há uma componente do projeto, que também já está a ser realizada, que consiste na sensibilização, através de workshops dirigidos aos encarregados de educação, fornecendo-lhes informações valiosas sobre hábitos de alimentação saudável, bem como estratégias nutricionais ideais para os treinos e competições dos jovens atletas. Paralelamente, estão também a decorrer consultas nutricionais individuais, para os atletas referenciados pelos clubes ou identificados durante a recolha de dados. 

O projeto «Alimenta o teu treino» é, por um lado, uma forma de melhorar o desempenho desportivo, mas, por outro, uma iniciativa que tem permitido promover uma abordagem holística sobre a saúde, enfatizando a importância da adoção de uma alimentação saudável e equilibrada.