Agência Erasmus + Juventude distingue Município
Notícias e Destaques 09 Abr 2024 Agência Erasmus + Juventude distingue Município Projeto «EU/ON Scaling UP» considerado exemplo a nível nacional

O projeto «EU/ON Scaling UP» foi distinguido com o prémio Boas Práticas Erasmus + na categoria «Atividade de Participação Juvenil» e na prioridade «Participação na Vida Democrática». A entrega de prémios realizou-se em Mafra no dia 9 de abril e galardoou os projetos tidos como de referência a nível nacional.

"É um marco e um dia especial. Trata-se do pleno reconhecimento a um conjunto de políticas de juventude que, sem deixarem ninguém para trás, primam pela excelência e pelo rigor. Queremos servir de réplica, de referência de inclusão e de motivação para que cada vez mais jovens se juntem a nós”, salientou Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da juventude.

O projeto «EU/ON Scaling UP» promoveu o diálogo entre jovens, decisores políticos e peritos na área da juventude para ajudar a redescobrir a União Europeia e as suas oportunidades. O projeto, financiado pelo programa Erasmus +, percorreu todas as capitais de distrito e envolveu cerca de 700 jovens. O seminário final realizou-se em Gaia em outubro de 2022 e contou com a presença de jovens participantes em todas as sessões.

"De uma perspetiva local, nacional e internacional, pretendemos que as nossas juventudes percecionem a Europa como uma grande oportunidade de crescimento. De referir que, em todas as sessões, contamos com jovens de Gaia na liderança e condução das mesmas”, explicou Elísio Pinto.