Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
120 jovens deixaram mensagens para a promoção da Paz
Notícias e Destaques 14 Dez 2023 120 jovens deixaram mensagens para a promoção da Paz 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos
 
Assinalando a importância dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Divisão da Juventude organizou, no dia 12 de dezembro, uma mesa-redonda subordinada ao tema «Direitos Humanos - um Mundo de Cooperação e de Paz». O debate centrou-se em questões emergentes para a promoção dos Direitos Humanos a partir da perspetiva de um painel jovem. A plateia foi constituída por alunos de diferentes escolas do ensino público e privado do concelho de Gaia. Os jovens realçaram "a importância da educação, da informação e da empatia para a construção de um mundo mais justo, livre e digno”.

No evento participaram representantes de organizações não governamentais, tais como a Associação Plano I; a Associação para o Desenvolvimento MEERU – Abrir Caminho; e a V.O.U. – Associação de Voluntariado Universitário.

A conversa, que contou com moderação de Beatriz Couto, presidente da Youth Dream, contribuiu não só para promover a participação ativa dos jovens, mas também para sensibilizar e incentivar o compromisso de todos a respeito da temática. Num âmbito mais global, os participantes deixaram as suas mensagens, com ideias de mudança e de promoção da paz. Na ocasião, foi criado um mural pelos alunos do Instituto das Artes e da Imagem, que está disponível para visita até 22 de dezembro no Fórum de Cidadania e Juventude.

O rapper João Nina animou a sessão com a música «É possível», cuja letra apela à união e à paz no Mundo.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude, "este foi mais um momento inspirador de promoção da participação e sensibilização dos jovens e da comunidade em geral sobre os Direitos Humanos, que em muito irá contribuir para novas formas de fortalecimento de políticas de juventude”. 

Esta atividade foi organizada no âmbito do projeto Nova Voz à(s) Juventude(s), financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.