10.º ciclo de Diálogo Jovem da União Europeia
Notícias e Destaques 30 Jan 2024 10.º ciclo de Diálogo Jovem da União Europeia Associações e representantes de estudantes participaram em encontro alargado

A Divisão de Juventude promoveu, no dia 30 de janeiro, um Encontro de Associações e Representantes de Estudantes de Gaia. Os objetivos passaram por fortalecer as ligações entre os alunos, com o propósito de criar sinergias que facilitem e promovam o papel ativo dos jovens na sociedade. Ao mesmo tempo, Gaia recebeu o 10.º Ciclo Diálogo

Jovem da União Europeia, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Juventude. Participaram na ocasião sete escolas do concelho, num total de 31 alunos.

O 10º Ciclo de Diálogo Jovem insere-se na Estratégia Europeia para a Juventude e tem como principal objetivo a capacitação de jovens oriundos de diversos contextos – no âmbito do Objetivo Europeu de Juventude #3: Sociedades Inclusivas.

Para além de proporcionar um espaço de diálogo, o 10.º Ciclo de Diálogo Jovem pretendeu estimular a colaboração entre jovens líderes, com o intuito de promover uma participação ativa e informada na sociedade. Representa, por isso, um mecanismo multinacional de recolha dos contributos dos jovens, conectando-os com decisores políticas e influenciando o desenvolvimento de políticas a nível europeu.

Durante a tarde estiveram em destaque as políticas municipais de juventude de Gaia, onde tudo é feito com os jovens, pelos jovens e para os jovens. De referir que este encontro proporcionou uma plataforma única para as associações e representantes de estudantes partilharem experiências, ideias e desafios.

A troca de perspetivas revelou-se enriquecedora, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das preocupações e das aspirações dos estudantes de Gaia.

A experiência e conhecimentos adquiridos neste encontro irão certamente inspirar novas iniciativas e ações por parte das Associações e Representantes de Estudantes de Gaia, continuando a moldar positivamente o panorama juvenil tanto a nível local como europeu.