Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
O rio Douro na expansão e descobrimentos portugueses
Eventos 03 Fev 2024 O rio Douro na expansão e descobrimentos portugueses Solar Condes de Resende
Na imagem, extrato da primeira gravura d’Os Lusíadas de Luiz de Camões (Edição-Brinde de Adriano Ramos Pinto, 1912).
Fotografia: Lídia Baptista

Solar Condes de Resende
15h00 – 17h00

O Curso livre «40 anos depois: História Local e Regional», uma iniciativa da Academia Eça de Queirós ASCR-CQ/Solar Condes de Resende, com o apoio do Município de Gaia, certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Gaia Nascente, prossegue no próximo fim de semana, com a participação do Prof. Doutor Amândio Jorge Barros, que vai apresentar o tema «O rio Douro na expansão e descobrimentos portugueses».

"O título desta lição pretende chamar a atenção para a importância do rio Douro, dos seus portos e das suas gentes no processo expansionista português de finais da Idade Média e inícios da Época Moderna. Interpretada durante décadas desde o ponto de vista dos poderes centrais e do porto imperial de Lisboa, os descobrimentos e a expansão foram obra de muitos lugares e de muitos agentes. Muitas das dinâmicas que foram essenciais para a concretização do projeto expansionista luso tiveram lugar fora daquela cidade e são geralmente desconhecidas. Aqui pretende-se chamar a atenção para os contributos decisivos deste espaço portuário nortenho (na construção naval, no fornecimento de quadros e efetivos náuticos, militares e dirigentes, de produtos e no impulso dado a alguns negócios que marcaram essa cronologia). Um desses negócios passa normalmente despercebido e, hoje em dia, quase escondido, a saber, o da participação de mercadores e homens de negócios desta região no tráfico de escravos, assunto que terá destaque nesta sessão, na qual serão abordados, de forma aberta, descontraída e sujeita a discussão, outros temas que dão corpo a estas matérias."

Presencial e por videoconferência; a frequência e o pagamento implicam inscrição prévia; para mais informações contactar queirosiana@gmail.com.