Descobertas Arqueológicas em Vila Nova de Gaia
Eventos 17 Jun 2023 Descobertas Arqueológicas em Vila Nova de Gaia Solar Condes de Resende
Solar Condes de Resende
14h00

No âmbito das Jornadas Europeias de Arqueologia, o Município de Vila Nova de Gaia apresenta, no dia 17 de junho, sábado, pelas 14h00, no Solar Condes de Resende, o Colóquio «Descobertas Arqueológicas em Vila Nova de Gaia», que inclui um conjunto de comunicações referentes a estudos arqueológicos no concelho, que irão permitir caracterizar a atualidade da prática arqueológica em Vila Nova de Gaia. As comunicações abordarão sítios arqueológicos de destaque do centro histórico gaiense, contemplando-os sob novas perspetivas e metodologias de estudo, encerrando-se a sessão com uma palestra de contextualização arqueológica da região pelo Prof. Doutor Rui Morais, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O evento será certificado como Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente, e conta com a colaboração da associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana.

Programa:

14h00: Receção

14h30: Abertura das Jornadas

Colóquio «Descobertas Arqueológicas em Vila Nova de Gaia»

14h45: "A intervenção arqueológica no Hotel Adega Burmester: apresentação preliminar dos dados da escavação"
Liliana Barbosa, Lurdes Oliveira, Mariana Faria e Sofia Godinho;

15h00: "A Fábrica cerâmica do Senhor d’ Além"
Teresa Silva;

15h30: "Arqueologia do Campo de Batalha: fragmentos de munições do canhão Paixhans no Castelo de Gaia"
Joaquim António Gonçalves Guimarães e Maria de Fátima Teixeira;

Cofee-break

16h15: Lançamento da revista Gaya
Breve apresentação dos artigos publicados pelos colaboradores: António Manuel S. P. Silva, J. A. Gonçalves Guimarães, Joaquim Ramos, Maria de Fátima Teixeira, José André Macedo, Sérgio Monteiro-Rodrigues e Licínio Santos;

17h00: "Notícia de última hora! Tritão e Nereide avistados a norte do Douro"
Rui Morais;

17h30: Encerramento das Jornadas.

As Jornadas Europeias de Arqueologia, a decorrer entre os dias 16, 17 e 18 de junho, são organizadas internacionalmente pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP), em colaboração com o Conselho da Europa e, a nível nacional, com a Direção Geral do Património Cultural. Esta iniciativa pretende fomentar o estudo e divulgação da Arqueologia em território europeu através da criação de uma agenda digital comum, na qual podem ser inscritos e consultados os programas das diversas instituições participantes.

O Solar Condes de Resende, equipamento cultural municipal, é a entidade depositária de espólio arqueológico recolhido no Município de Vila Nova de Gaia e dedica-se à investigação e divulgação do Património Cultural local.

Amante da história ou simples curioso, em família ou com os amigos, venha descobrir os bastidores do património e da investigação arqueológica!
Mais informações através do e-mail solarcondesresende@cm-gaia.pt.