Desassossego

Música original: Paulo Pires
Encenação: Rita Calatré
Coreografia: Daniela Ferreira
Interpretação: Filipe Gouveia, Maria Teresa Barbosa, Miguel Magalhães e Sara Maia
Entrevistas: Antónia, Francisco, Ivan e Sandra
Produção: Caravela Sonora e Coro de Atores
Figurinos e Cenografia: Antónia, Adélia, Bruno, Fábio, Francisco, Jerónimo, Marina, Manuel e Rui
Consultores: Paulo R. Barbosa, Sónia Farinha Silva e Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental
Apoios: Direção Geral das Artes e Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental
Parcerias: Santa Casa da Misericórdia de Beja, Câmara Municipal de Beja e Rádio Voz da Planície

Desassossego é um espetáculo de teatro com música que leva ao palco a história de António, um jovem bejense.
António, personagem ficcional mas semelhante a tantas histórias reais, depara-se com o diagnóstico de uma doença mental Neste espetáculo abordamos o processo de adoecer, a reação do doente e das pessoas que o rodeiam, as dificuldades que a doença implica, direta e indiretamente, e ainda a perceção dele, António, doente bipolar, sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre como o mundo o vê
Tudo isto está retratado nesta que é uma história de coragem e superação que se vai misturando com testemunhos reais, vídeo projetados na cenografia, que reforçam e justificam a narrativa.
Desassossego é, mais do que um espetáculo sobre doença mental, um espetáculo sobre pessoas que todos os dias lidam com a doença mental.

Desassossego é um projeto de imersão no quotidiano de quem se debate com a doença mental, que vai dar palco a histórias de pessoas com esquizofrenia, depressão ou doença bipolar em Beja e no Baixo Alentejo, envolvendo uma equipa pluridisciplinar de artistas e profissionais de saúde.
Através do contacto direto com doentes, cuidadores e estruturas de apoio na comunidade, Desassossego tem como objetivos a consciencialização da população sobre a doença mental, a promoção da literacia em saúde e a luta contra o estigma e a desigualdade, assumindo-se como um veículo de transformação social pela Arte
O projeto sustenta-se em ações com a participação de pessoas com doença mental, profissionais de saúde, artistas e comunidade, e culmina num espetáculo final de Teatro.

O Coro de Atores é um coletivo de artistas, nascido em 2018, cuja missão é democratizar o acesso à arte. Alternando entre a interpretação de obras já conhecidas e a criação de espetáculos originais, o seu trabalho assenta na fusão da palavra falada com a música e com o trabalho de ator. Acrescentando a isso, o constante trabalho com o público, integrando-o em produções e incluindo-se a si mesmo em eventos da comunidade, tem permitido o cumprimento do seu propósito: levar a arte a várias localidades e formar novos públicos.
Bilhetes à venda na bilheteira do Auditório e na Ticketline (online e postos de venda).
Informações e reservas: auditoriomunicipal@cm-gaia.pt | 223 771 820.