DDD – Festival Dias da Dança celebra a Liberdade
Notícias e Destaques 22 Mar 2024 DDD – Festival Dias da Dança celebra a Liberdade 27 espetáculos mostram diferentes danças e formatos

A 8.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança realiza-se entre 23 de abril e 5 de maio nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. No ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril, o DDD junta-se à efeméride para celebrar a Liberdade. "Na certeza de que há sempre um antes e um depois, esta edição parte da voz, das vozes, para testar outras formas de estar em palco, de vivenciar a dança em vários espaços e formatos. Redefinimos limites do que a dança pode ser, reformatando como ela pode ser experienciada. Reescrevemos narrativas, desentranhando como elas podem, e por quem, ser partilhadas”, afirmam os codiretores artísticos da Direção de Artes Performativas da Ágora, Cristina Planas Leitão e Drew Klein.

Ao longo de 13 dias serão apresentados 27 espetáculos – nove estreias absolutas e 13 estreias nacionais – num total de 44 récitas, incluindo 14 coproduções e quatro coapresentações. Performances de artistas consagrados e emergentes que passarão pelos 17 palcos distribuídos pelo Porto (Rivoli, Campo Alegre, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, TMP Café, Serralves, Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Circolando – Central Elétrica, Praça da Alegria, Praça D. João I, Clube Fenianos Portuenses, Rua Escura, Pérola Negra), por Matosinhos (Casa da Arquitectura, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, passeio da Praia de Matosinhos) e Gaia (Auditório Municipal, Varais da Afurada).

Em 2024, o DDD assume-se como um festival que coproduz novas criações, nacionais e internacionais, e que dá destaque à comunidade artística que vive em Portugal estreando o trabalho de nove criadores e coreógrafos. Instalações-performances e peças com influências de várias danças, que vão desde o flamenco ao milly rock, são alguns dos novos formatos e danças que serão apresentados no festival. O público será ainda convidado a pernoitar no Rivoli, em jeito de uma "dormifestação”, e será simulada uma reunião de macaronis. Nesta edição, "as peças de dança também podem ser concertos e as partituras de movimento podem ser festas porque queremos que o DDD continue a inspirar, desafiar e unir, renovando este compromisso de liberdade”.

Os bilhetes para os espetáculos do DDD podem ser adquiridos na bilheteira central do DDD, no Teatro Rivoli, nas bilheteiras dos respetivos espaços de apresentação, e on-line na plataforma BOL (ddd.bol.pt) – com exceção para os espetáculos no Auditório de Gaia, que estão na plataforma Ticketline; e os de Serralves, na plataforma Blueticket. O preço dos bilhetes varia por espetáculo, entre os 7€ e os 12€, e cada espaço tem a sua própria política de descontos. Na compra simultânea de cinco ou mais bilhetes para espetáculos diferentes é aplicado um desconto de 50%. Este pacote DDD só está disponível para compra na bilheteira do Teatro Rivoli.

Consulte o programa completo e adquira bilhetes em https://www.festivalddd.com/.