XAJI – Ative Youth Network for Equality em escolas gaienses
Notícias e Destaques 21 Jun 2022 XAJI – Ative Youth Network for Equality em escolas gaienses Projeto de prevenção de violência chega pela primeira vez a Portugal

A Câmara Municipal recebeu, a 21 de junho, os promotores do projeto XAJI – Ative Youth Network for Equality: promover o papel da juventude e dos role model masculinos para a prevenção da violência contra as mulheres e a igualdade de género. Trata-se de um projeto promovido pela Plataforma Unitária Contra a Violência de Género (Espanha), a Associação Plano I (Portugal) e a Associação CONEXUS (Espanha), ao qual o Município de Gaia se associou como parceiro de acolhimento/ implementação em Portugal.

Esta iniciativa pioneira transfere a metodologia trabalhada pela Plataforma Unitária Contra a Violência de Género, desde 2012, tem a duração de dois anos e será implementada, pela primeira vez em Portugal, em cinco escolas do concelho de Gaia. O projeto contempla atividades de sensibilização para jovens e com jovens, a nível escolar e comunitário, bem como sessões de focus-group, formação para docentes, e encontros entre os grupos de "jovens XAJI”.

Financiado pelo programa DAPHNE da Comissão Europeia, é um projeto de combate à violência de género nas escolas, que visa contribuir para a prevenção da violência e deteção de padrões abusivos dentro dos estabelecimentos envolvidos, de modo a promover uma mudança social referente aos valores igualitários, não discriminatórios, atitudes e modelos relacionais com uma perspetiva de género.