Vilar de Andorinho, Canelas, Avintes e Gulpilhares e Valadares em destaque
Notícias e Destaques 17 Mai 2021 Vilar de Andorinho, Canelas, Avintes e Gulpilhares e Valadares em destaque Decorreu a primeira sessão do 3.º Fórum Online – Balanço Económico e Social

Dando seguimento às sessões desenvolvidas no final do ano passado, iniciou-se a 17 de maio o 3º Fórum online: Balanço Económico e Social – Sessões Freguesias. O encontro foi transmitido online, através do Facebook da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia em questão (Vilar de Andorinho, Canelas, Avintes e Gulpilhares e Valadares), e começou com uma apresentação de um balanço pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

Não sendo possível realizar as tradicionais Presidências Abertas, esta foi a solução encontrada para chegar mais perto dos cidadãos, respondendo a dúvidas, explicando procedimentos e fazendo um balanço do que foi feito, com especial enfoque nestas quatro freguesias. "Em bom rigor uma parte das políticas municipais são concebidas para o Município. Quando tratamos do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais, da Linha do Norte, dos transportes públicos, da educação ou da ação social, não estamos a pensar qual é a freguesia que vai ser abrangida. Gaia é um somatório de territórios e a certa altura percebemos que aquilo que acontece de bom em Gulpilhares vai ser muito importante para Vilar de Andorinho, e o que de importante acontece em Canelas vai ter impacto em Avintes”, começou por explicar Eduardo Vítor Rodrigues que acredita que "a prestação de contas é um requisito fundamental da ação”. Mobilidade, desporto, contas, obras municipais, segurança, cultura, ação social ou habitação foram algumas das temáticas abordadas durante a primeira parte da sessão, com uma retrospetiva pelo que está no terreno e uma previsão dos projetos de futuro, muitos deles prontos a arrancar.

Seguiu-se uma parte de perguntas e respostas, endereçadas pelo público presente (representantes de um conjunto de entidades sediadas nas freguesias em questão) e das pessoas que acompanharam a sessão, via online. Quais são os planos para o Fórum de Cidadania de Canelas? Como será a estação de metro na zona de Vila d’Este? O Município teve interferência na construção do centro de saúde de Vilar de Andorinho? Qual foi o investimento do Município na escola Sophia de Mello Breyner? Quando existirão casas mortuárias em Canelas? A Câmara está a prever requalificar as ribeiras como espaços de lazer e de ligação dos diferentes lugares, em Gulpilhares? Para quando a conclusão do Cineteatro Almeida e Sousa? Foram algumas das questões levantadas e que tiveram a resposta e explicação do presidente da Câmara de Gaia. Se perdeu a sessão, poderá ver o vídeo na íntegra no final desta notícia.

Seguir-se-á a segunda fase deste terceiro fórum online, que será transmitida a 19 de maio, pelas 21 horas, através das mesmas plataformas. Oliveira do Douro, Canidelo, Pedroso e Seixezelo e Madalena serão as freguesias em destaque.