
Notícias e Destaques
07 Abr 2025
VI Bienal Internacional de Arte de Gaia já arrancou
Prolonga-se até 12 de julho, na Quinta da Fiação, em Lever

A 6.ª edição da Bienal Internacional de Arte de Gaia arrancou, a 5 de abril, na Quinta da Fiação, em Lever. A iniciativa, que termina a 12 de julho, terá outros polos, com exposições coletivas em Baião, Esposende, Ferrol (Galiza), Funchal, Lisboa (Faculdade de Belas Artes), Macedo de Cavaleiros, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Paredes, Peso da Régua, Póvoa de Varzim, Sertã, Viana do Castelo e Viseu. O escultor Lagoa Henriques será o artista homenageado.
A edição deste ano contará com a participação de mais de 250 artistas, em 25 mostras coletivas e 26 individuais. Um dos destaques desta sexta edição é a exposição coletiva com 40 cartoonistas de vários países integrada no Porto Cartoon World Festival dedicada a temas sociais. Também fazem parte da programação tertúlias, residências artísticas e a exposição coletiva Concurso Internacional, com a atribuição do Grande Prémio da Bienal da Câmara Municipal de Gaia, ao qual concorreram 162 artistas de vários países.
"Temos cada vez maior diversidade de nacionalidades no concurso, um interesse crescente de Norte a Sul e nas ilhas em acolher polos da bienal e em propagar esta corrente artística que assume diversas expressões e que mostra tão distintas perspetivas da arte e até do mundo”, referiu o diretor da bienal, Agostinho Santos.