Notícias 26 Set 2020 Vencedores da Bolsa Ricardo Quaresma homenageados 15 alunos distinguidos pelo aproveitamento escolar e mérito desportivo
Os vencedores da edição 2019 da Bolsa Ricardo Quaresma, promovida pela Câmara Municipal, foram homenageados numa cerimónia realizada no Parque Biológico de Gaia, a 26 de setembro. Destinada a jovens entre os 12 e os 14 anos, a iniciativa distinguiu, pelo terceiro ano consecutivo, os alunos que tiveram bom aproveitamento escolar e mérito desportivo, tendo sido atribuído um prémio de 500 euros a cada um.

Na ocasião, o presidente da Câmara destacou que, "se pudesse, quem receberia o prémio eram as famílias, porque qualquer um dos atletas aqui homenageado tem a sorte de ter um quadro familiar que o ajuda”. Eduardo Vítor Rodrigues salientou que "é impossível perceber o sucesso de jovens atletas se não tivermos um quadro de referência que é o das famílias, que são absolutamente determinantes, e o quadro onde nos movemos – as nossas coletividades, que têm uma importância determinante em muitos destes atletas, ou em quase todos. E ainda as escolas, que permitem, em muitos casos, compatibilização de horários, e que dão entusiasmo”.

O autarca lembrou que, atualmente, "grande parte dos atletas que melhores resultados obtêm do ponto de vista desportivo são ele próprios, também, excelentes alunos”, o que pode explicar-se pela ”capacidade de disciplina que o desporto confere e com a possibilidade que temos de, a partir do desporto, formar bons cidadãos e, a partir da escola, reforçar a importância da prática desportiva”. "Tudo isto para explicar por que é que abrimos a bolsa nesta componente de atletas de qualidade mas, ao mesmo tempo, com bom desempenho escolar. Para perdermos a ideia de que para ser um bom atleta não se pode ter tantas horas na escola, ou que para ser bom na escola não se pode ter outras coisas”, acrescentou.

Eduardo Vítor Rodrigues lembrou ainda que a Bolsa Ricardo Quaresma permite demonstrar a "combinação virtuosa entre a capacidade da escola e a capacidade do movimento associativo de Gaia. Temos cerca de trezentas coletividades, infelizmente não todas ativas de todos os pontos de vista, mas temos um tecido associativo muito interessante que nos tem ajudado muito”, sublinhou.

Neste início de ano letivo, o presidente da Câmara Municipal aproveitou para "agradecer aos professores e aos pais” pelo "empenho brutal” de todos. "Dos pais, dos professores, da comunidade, organizados para perceberem as realidades que hoje temos e adaptações que são muitas vezes difíceis”.

Filinto Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos e presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, destacou o exemplo de Ricardo Quaresma, "persistente, lutador, resiliente” e alguém que "também se motiva”, exortando os estudantes a fazerem o mesmo no seu dia a dia, "sempre com o apoio dos professores”. "Os professores são parceiros essenciais na vossa educação, os pais também são fundamentais, mas a escola está sempre do vosso lado. E se vocês hoje estão aqui a receber um prémio que, na minha opinião, é muito importante, isso também se deve ao trabalho que é feito diariamente nas nossas escolas”, defendeu.

O dirigente disse, também, desejar que "o país se revisse no exemplo de Gaia ao nível do trabalho que é feito na educação”. "Contacto diariamente com muitos diretores de Norte a Sul do país, e de facto percebo que Gaia está na linha da frente na educação nacional. Tenho muito orgulho de ser diretor de um agrupamento do meu concelho”, regozijou-se, para concluir: "Aos pais, queria dizer que devem continuar a apoiar os vossos filhos, são parceiros essenciais da educação, sempre ao lado da escola; aos nossos alunos, queria desejar um bom trabalho; à Câmara, dar os parabéns pelo programa GAIAaprende+, que proporciona aos alunos atividades que muitas vezes as escolas não conseguem devido ao currículo que têm de cumprir em cada ano letivo”.

Os vencedores da Bolsa Ricardo Quaresma 2019 foram:
  • Sara Isabel Vieira da Silva, Karaté;
  • Lia Almeida Amorim, Ginástica Artística;
  • Íris Maria Nunes da Rocha Oliveira Leite, Karaté;
  • Ana Verónica Zueva de Oliveira, Atletismo;
  • Tomás Serra Campos Afonso, Voleibol;
  • Mariana Ramos Costa, Ténis de Mesa;
  • Diogo Araújo Castro, Boccia;
  • Sofia Alexandra Baptista de Carvalho, Natação;
  • Beatriz Sousa Coelho, Taekwondo;
  • Carolina Soares Costa, Ginástica Artística;
  • Beatriz Lopes Brito, Patinagem Artística;
  • Joana Navega Teixeira, Natação;
  • Tiago Filipe Drumond dos Reis, Taekwondo;
  • Gustavo Benjamim dos Santos Lobo, Taekwondo;
  • Rodrigo Dinis Fonseca, Karaté.

A Câmara Municipal de Gaia associa-se, desde 2017, ao internacional português Ricardo Quaresma para promover o sucesso académico, os estilos de vida saudáveis e a cidadania ativa através desta bolsa que, além do mérito escolar, premeia o desempenho desportivo e é elucidativa da diversidade de modalidades que se praticam no concelho.