Notícias e Destaques 23 Abr 2021 Vela internacional de volta à Frente Atlântica Finn Gold Cup realiza-se em Maio

A Porto 2021 Finn Gold Cup vai realizar-se entre 5 e 12 de maio entre Gaia, Matosinhos e o Porto, naquele que é o terceiro evento internacional de vela organizado pela Frente Atlântica, que congrega aqueles municípios. A prova permitirá a alguns velejadores lutar pelas últimas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorrerão de 23 de julho a 8 de agosto.

"São esperados perto de 80 velejadores e 50 treinadores", disse Diogo Barros, da academia de vela BB Douro, que está envolvida na organização da competição. A prova, que terá lugar em dois campos de regatas – um frente às praias de Gaia e o outro frente a Matosinhos e ao Porto – decidirá a última vaga europeia e a vaga africana da classe finn para os Jogos Olímpicos 2020, bem como o título mundial deste ano.

São quatro os velejadores portugueses que irão disputar a regata de vela que assegurará a vaga europeia: Vasco Pereira, Jorge Pinheiro de Melo, Nuno Espírito Santo e Filipe Silva, todos dos Clube Naval de Cascais. Nesta luta encontram-se "alguns dos melhores velejadores" e 15 seleções, entre elas Croácia, França, Espanha, Polónia e Suíça, consideradas favoritas, destaca a organização do evento.

A preparação para a Porto 2021 Finn Gold Cup já atraiu vários velejadores à região do Porto, acompanhados da sua equipa, e a organização estima que o "impacto económico direto" da prova seja de 750 mil euros. "O investimento público é de 83 mil euros", ainda de acordo com os organizadores, que adiantam também que o evento será acompanhado pelos delegados de saúde locais e seguirá "todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde" relacionadas com a prevenção da covid-19.

A apresentação da Porto 2021 Finn Gold Cup contou com a presença do vereador José Guilherme Aguiar, da Câmara Municipal de Gaia, e dos presidentes das câmaras municipais de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Porto, Rui Moreira.