Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Urban Farmer pretende promover vida saudável e sustentável
Notícias e Destaques 13 Jun 2022 Urban Farmer pretende promover vida saudável e sustentável Introdução de jardim vertical para intervenção agroterapêutica é uma das iniciativas previstas
 
A ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria), em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, apresentou, a 11 de junho, no Parque da Lavandeira, o projeto «Urban Farmer», uma iniciativa que visa reconhecer e apoiar os atores da linha da frente na luta contra a Covid-19 e promover o bem-estar e uma vida saudável e sustentável entre os munícipes de Vila Nova de Gaia. Ao longo da manhã, foi assim possível visitar um pequeno mercado dedicado à produção e experimentação de produtos agrícolas, hortícolas e florícolas, ao mesmo tempo que os mais pequenos tiveram um conjunto de atividades de contacto com a Natureza especialmente desenhadas para eles. 

Este foi o arranque no terreno de um projeto amplo que pretende combater o problema social, agravado pela pandemia de Covid-19, que consiste nos elevados níveis de doença mental, sob várias formas, designadamente stress, ansiedade, depressão e burnout dos públicos identificados, com especial incidência nos profissionais de saúde.

Ao longo do próximo ano, pretende-se desenvolver um conjunto de iniciativas, como workshop’s, sessões de esclarecimento, numa primeira fase muito dirigidas aos profissionais que estiveram na linha da frente no combate à pandemia, estimando-se chegar a 400 profissionais de saúde e cuidadores. As equipas irão às entidades beneficiárias para desenvolver as seguintes atividades: introdução de jardim vertical para intervenção agroterapêutica; meditação/ioga e apoio psiquiátrico e psicológico. Entre as entidades beneficiárias destacam-se os profissionais de saúde, os Bombeiros, a Proteção Civil, técnicos de ação social, cuidadores informais, Polícia Municipal, IPSS, famílias e colaboradores de grandes superfícies. 

Por sua vez, no Parque da Lavandeira, sede do projeto do Urban Farmer, irá decorrer sessões de meditação e ioga, o mercado de produtos locais e workshops de alimentação saudável e sustentável e de agricultura urbana.