Notícias 11 Fev 2021 Unidade Materno-Infantil de Gaia tem novas salas de apoio aos pais Protocolo com a Câmara viabilizou esta renovação
Já se encontram em funcionamento as novas salas de apoio da Unidade Materno-infantil do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. A sala dos pais destina-se ao apoio dos progenitores cujos bebés necessitem de internamento em neonatologia.  Também em fase de conclusão, o novo «cantinho da amamentação» irá ajudar as mães, sendo mais um suporte para que o aleitamento materno seja uma prática cada vez mais encorajada.

Financiada pela Autarquia e apoiada pela Liga dos Amigos, a renovação que se iniciou em novembro permite agora que os cuidados diferenciados prestados na Unidade tenham melhores condições de acolhimento para as mães e pais da região.

Descrita pelos utentes como "muito bonita e acolhedora", a sala "permite juntar os dois mundos, o da Neonatologia e o exterior". Já o médico responsável pela unidade, António Vinhas, considera-a uma "enorme conquista para o bem-estar dos pais dos nossos recém-nascidos, permitindo-lhes usufruir de um espaço mais acolhedor com as condições necessárias para os seus momentos de descanso. A realização deste projeto não teria sido possível sem a colaboração, que já vem de há muitos anos, da Câmara Municipal de Gaia e da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia".

A Câmara Municipal de Gaia encara esta requalificação como "um compromisso com o futuro e com a comunidade, uma vez que a Unidade Materno Infantil é uma referência para as famílias no que respeita aos cuidados de saúde. A melhoria das condições de acolhimento junto dos pais dos bebés e das crianças que realizam cirurgias em ambulatório é a materialização da atenção que este tema merece, pela importância que tem no bem-estar de quem vive em Gaia ou procura o CHVNGE como resposta aos cuidados de que a sua família necessita”, refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.