Notícias e Destaques
04 Jan 2025
Unidade de Saúde dos Carvalhos entra em obra
Investimento global de 5,8 milhões de euros (+IVA)
A 4 de janeiro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia assinou, com a Edivalor – Construção e Obras Públicas, S.A., o auto de consignação que permitirá o imediato arranque da empreitada de construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos. Trata-se de um equipamento que terá o custo de 5,8 milhões de euros (+IVA), com financiamento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na ordem dos 4,8 milhões de euros. Tem um prazo de execução de 720 dias. Seguiu-se o lançamento simbólico da primeira pedra, momentos que contaram com a presença de António Gandra d’Almeida, diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde.
A nova unidade de saúde terá dois pisos e abrangerá duas unidades de saúde familiar – USF Monte Murado e USF Viver Saúde – e uma unidade de cuidados da comunidade. Tem como objetivo providenciar serviços e horários que permitam ter pré-urgências hospitalares locais, acrescentando cuidados de saúde de proximidade na zona dos Carvalhos.
Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, acredita que este equipamento será "icónico” para Vila Nova de Gaia porque será o "primeiro centro de saúde do país” a integrar cuidados primários e pré-hospitalares.