Notícias e Destaques 06 Jul 2021 Unidade de Saúde da Madalena oficialmente inaugurada O financiamento das instalações foi obtido através do Programa Norte 2020
Em pleno funcionamento desde o final de maio, as novas instalações da Unidade de Saúde da Madalena foram oficialmente inauguradas a 6 de julho, numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que contou também com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, e de outras entidades da saúde e regionais.

O novo equipamento é composto por um módulo de saúde familiar (com oito gabinetes médicos e seis de enfermagem, duas salas de tratamento, dois gabinetes de vacinas e injetáveis e uma sala de inaloterapia), uma zona de saúde materna, uma zona de saúde infantil e outras áreas cruciais no apoio a todas as necessidades e que permitem o bom funcionamento destes módulos. O edifício dispõe, ainda, de um consultório de Medicina Dentária.

Em termos de perspetivas futuras, as instalações terão também uma Unidade de Saúde Familiar "Boa Nova”, de forma a corresponder às necessidades do maior número de utentes possível. Estima-se que esta unidade, constituída por dois polos, permita dar resposta a mais de 12.000 utentes.

A necessidade de substituição das antigas instalações da Madalena, na Casa das Tílias, surgiu pela dimensão reduzida do espaço e pelo facto de não estarem reunidas todas as condições para a prestação de cuidados no âmbito da reforma dos Cuidados de Saúde Primários que o Governo continua a levar a efeito.

O financiamento das instalações foi obtido através do Programa Norte 2020, em pedido organizado pelo Município de Gaia, e corresponde a um valor total de 1.528.430,22€. O terreno para a construção foi cedido pela Junta de Freguesia de Madalena. Todo o projeto foi elaborado e acompanhado pela Administração Regional de Saúde do Norte, que se responsabilizou pelas despesas relacionadas com a aquisição de mobiliário e demais equipamento.