Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Unidade de Cuidados Continuados Integrados
Notícias e Destaques 25 Jun 2025 Unidade de Cuidados Continuados Integrados avança Obra em Oliveira do Douro assegurará 153 camas
Imagem da notícia
Uma cerimónia simbólica assinalou, na manhã de 25 de junho, o arranque da obra de construção da Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Gaia. Situado em Oliveira do Douro, marginalmente à Rua Santos Pousada e à Travessa do Pinheiro, este projeto representa um investimento de 3,5 milhões de euros da STGT Projects – Gaia, Lda., que garantiu apoios no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A nova unidade, cuja construção deverá ficar concluída no verão do próximo ano, garantirá a criação de um total de 153 camas, sendo 120 para cuidados de longa duração e manutenção e 33 para cuidados de convalescença. Parte das camas serão contratualizadas com o Estado, garantindo, assim, resposta a serviços como o Hospital de Gaia, e outra parte será de índole privada.

Durante a cerimónia, José Teixeira, administrador da STGT Projects – Gaia, Lda., congratulou-se com "o arranque de um projeto estruturante para a rede de cuidados continuados da região Norte” que a construção desta unidade representa. "Este projeto representa uma aplicação responsável de fundos públicos ao serviço da comunidade no âmbito do PRR, num investimento superior a 3,5 milhões de euros que se traduzirá num espaço dedicado ao cuidado, à recuperação e à dignidade humana”, destacou. O responsável acrescentou que esta valência será equipada "com todas as estruturas modernas e tecnologia de ponta, pensada para dar resposta aos desafios complexos do envelhecimento e da dependência”, garantindo que "a construção obedecerá aos princípios rigorosos da sustentabilidade ambiental, eficiência energética e conforto”. Para José Teixeira, trata-se de "uma resposta real e urgente às necessidades sentidas por famílias e profissionais, aliviando a pressão sobre o SNS e favorecendo a rede nacional de cuidados continuados integrados. Um espaço de humanidade, reabilitações e esperança”.

Também o presidente da Câmara Municipal sublinhou tratar-se de "um projeto absolutamente estruturante” para Vila Nova de Gaia, realçando a cooperação entre o setor público e o setor privado que permitiu a criação deste equipamento. "Para além da resposta que dá a quem necessita, assegura também uma resposta interinstitucional, por exemplo, ao nosso hospital, que vai passar a ter uma resposta mais imediata, mais direta e mais próxima para pessoas com um pós-operatório mais longo ou uma necessidade de cuidados continuados”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca acrescentou que esta unidade será "um edifício icónico para a freguesia de Oliveira do Douro e para Vila Nova de Gaia”, destacando, ainda, que permitirá uma "mais forte integração e articulação dos serviços de saúde” no concelho.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados atualmente em construção em Oliveira do Douro é uma das três aprovadas, no âmbito do PRR, para o concelho de Gaia. A esta, somam-se a que será construída pela FOCO Saúde, S.A. em Canidelo, com 132 camas, e a que resulta da candidatura da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, em Vilar do Paraíso, com 30 camas.