Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Uma «obra de arte» com imagens inéditas da cidade
Notícias e Destaques 23 Mar 2023 Uma «obra de arte» com imagens inéditas da cidade Concurso de fotografia originou um livro que foi agora apresentado
 
Em 2021, a Câmara Municipal de Gaia esteve à procura das melhores imagens inéditas da cidade, lançando um concurso de fotografia que despertou o interesse de centenas de participantes. Com este concurso, o Município reconheceu a importância de envolver os cidadãos nos seus projetos culturais e artísticos, promovendo o seu sentido de comunidade, criatividade e espírito crítico. Agora, todas as imagens estão compiladas num livro para memória futura, intitulado «Concurso de Fotografia», cuja apresentação decorreu a 22 de março, na Biblioteca Pública Municipal de Gaia. Trata-se de uma verdadeira obra de arte que reúne 90 fotografias, incluindo as três vencedoras por cada uma das três categorias a concurso.

Ivo Teixeira, membro do júri do concurso, elogiou o papel que a autarquia assumiu num período (resultado da pandemia de covid-19) em que as artes não eram uma prioridade de atuação. "Para mim, foi um trabalho muito meritório este arrojo de premiar não só jovens artistas até aos 25 anos como com mais de 25 anos. Recebemos mais de 1.500 fotografias e é preciso afirmar que esta escolha não foi fácil. Foi, por isso, um prazer ter sido membro deste júri”, afirmou. 

Por sua vez, para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "era importante que os membros do júri tivessem diferentes sensibilidades, que fosse uma equipa heterogénea, para liderar um projeto que era uma experiência, uma experiência que queremos repetir, se possível anualmente”, referiu. Fazendo referência ao período de pandemia em que decorreu o referido concurso, era perfeitamente normal que as fotografias refletissem essa realidade. "Estas fotografias, que eu chamo de obras de arte, foram marcadas por um tempo em que as infraestruturas prevaleciam sobre as pessoas porque estas estavam nas suas próprias micro-infraestruturas, ou seja, nas suas casas. Decorrente disso, criámos uma categoria apenas com imagens de referência à covid-19. Foi, no fundo, uma interação entre os nossos objetivos iniciais e aquilo que foi acontecendo ao longo do concurso”, explicou. 

Recorde-se que as nove melhores fotografias foram premiadas com um valor monetário de 2.500 euros, sendo que a atribuição foi feita em três categorias distintas: menores de 25 anos (Fernando Silva, Luís Lima e Pedro Meneses); maiores de 25 anos (Natacha Guevara, Nelson Garrido e Pedro Moreira) e Covid-19 (José Saúde, Manuel Miranda e Filipe Carvalho).