Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Um olhar sobre os desafios do desporto em Gaia
Notícias e Destaques 27 Mar 2023 Um olhar sobre os desafios do desporto em Gaia Secretário de Estado da Juventude e do Desporto presidiu a uma conferência temática
 
«Os desafios do desporto 2030». Foi com esta premissa que se realizou a 27 de março, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo uma conferência com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. 
Perante uma audiência completa, o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, começou por relevar a importância de, com ano de governação legislativa, fazer um balanço do trabalho que tem sido desenvolvido na área do desporto de formação, do desporto adaptado, do desporto feminino, entre outras vertentes, fazendo também referência a uma área que tem merecido e continuará a merecer a atenção do Município: a reabilitação e a recuperação de equipamentos desportivos. "Mesmo nos momentos mais difíceis do ponto de vista económico-financeiro do nosso ciclo autárquico, o Município de Gaia sempre apoiou os clubes locais”, afirmou. 
Vila Nova de Gaia representa cerca de trezentas instituições ligadas ao movimento associativo com trabalho na área do desporto, cultura e lazer. "Pela nossa dimensão, somos, muitas vezes, um laboratório de ensaio para muitas temáticas da sociedade. Somos uma cidade que foi avassalada com a Covid-19, com consequências do ponto de vista relacional, da saúde mental, das iniciativas que desenvolvemos. Esta sociedade gaiense é também, por isso, um laboratório para podermos exibir as nossas ambições, objetivos, virtualidades e necessidades, a todos aqueles que nos representam como um todo”, acrescentou. 
Perante um público maioritariamente composto por representantes e dirigentes de clubes e associações desportivas do concelho, João Paulo Correia apresentou as suas ideias sobre os desafios que o desporto em geral está a enfrentar, ouvindo as preocupações vividas diariamente pelas instituições presentes. "É com dupla satisfação que cá estou. Em primeiro lugar porque o Governo tem trabalho para apresentar ao fim de doze meses. Por outro lado, é também um momento especial porque este auditório foi a minha casa durante cerca de doze anos e está batizado com um nome que me diz imenso uma vez que foi a pessoa com quem mais convivi na vida política”, começou por dizer o governante. 
Alto rendimento desportivo, igualdade, verdade desportiva, atividade física e afirmação internacional foram as bases do balanço apresentado, com referências à aprovação por parte do Governo da verba mais alta de sempre para ajudar na preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 (31,2 milhões de euros); à aprovação de medidas de apoio pós-carreira para atletas; à implementação de um programa de saúde mental para atletas e treinadores; ao alargamento de Centros de Alto Rendimento pelo país; à criação de um passaporte biológico para lutar contra o doping no ciclismo nacional ou da Plataforma de Combate à Manipulação das Competições Desportivas; à implementação de bicicletas e capacetes em todas as escolas com 2.º ciclo de escolaridade; à criação de um grupo de trabalho para captar eventos desportivos internacionais; à renovação de equipamentos desportivos municipais (alocando 247 milhões de euros do PT2030 para esse fim); não esquecendo a realização da Conferência Europeia de Ministros do Desporto que passará pelos municípios que compõem a Frente Atlântica (Gaia, Porto e Matosinhos).