Notícias e Destaques 02 Set 2019 Um dia em cheio para milhares de gaienses! Eco-Famílias levou cerca de 4.500 pessoas ao Parque da Lavandeira

Perto de 4.500 pessoas estiveram, a 1 de Setembro, no Parque da Lavandeira, para mais uma edição – a quarta – do festival Eco-Famílias. Os diferentes espaços do parque encheram-se de famílias e de sorrisos, num dia pleno de animação, atividades e… com muitos piqueniques!

Ao longo do dia, os participantes assistiram a concertos e momentos de teatro, participaram em aulas de dança, experimentaram atividades radicais na incrível Zona Aventura, e integraram vários workshops, laboratórios experimentais, jogos ecológicos e ateliês de reciclagem. Muita diversão, mas também muita aprendizagem sobre as diversas formas de melhor protegermos o nosso planeta. Para os mais novos não faltaram também, como sempre, as pinturas faciais, o espaço Giotto e o planetário Suldouro.

Do cartaz para esta quarta edição do festival Eco-Famílias fizeram parte espetáculos como «O Planeta Limpo do Filipe Pinto», «Do Lixo se Faz Música», com Paulo Coelho, o «Mágico Pico», «Um Teatro 3R’s», a oficina de percussão sustentável de Miguel Peixoto, «O Ambientalista», pela Centelha Criativa, ou o Gaya Dance Factory. Os espetáculos foram distribuídos por três palcos: o Reduzir, o Reciclar e o Reutilizar.

Para facilitar o acesso ao recinto e diminuir as filas de trânsito e a quantidade de veículos estacionados na zona, o município voltou a disponibilizar, de forma gratuita, um shuttle para fazer o percurso entre a Câmara Municipal e a Lavandeira.

O festival Eco-Famílias é uma organização da Câmara de Gaia. Para o seu presidente, "este evento já não pode deixar de fazer parte do nosso calendário anual”. E, destaca Eduardo Vítor Rodrigues, "é um dia importante para todos, não só pelo momento de diversão que assegura às famílias gaienses, mas também por lembrar a todos as preocupações que devemos ter com o nosso planeta e o que todos podemos fazer para assegurar um futuro melhor. Podemos e devemos usufruir de espaços verdes como o Parque da Lavandeira, mas sabendo cuidar deles; o mesmo se passa com o nosso planeta. E temos de educar os nossos filhos tendo esta preocupação, e obrigação, em mente", conclui.