Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Um dia diferente para os cuidadores de Gaia
Notícias e Destaques 05 Nov 2022 Um dia diferente para os cuidadores de Gaia Município assinalou data com atividades para as pessoas que cuidam
 

O Dia Mundial do Cuidador Informal celebrou-se a 5 de novembro e este ano, pela primeira vez, o Município de Gaia proporcionou aos cuidadores do concelho um dia diferente. A data foi, assim, assinalada com um dia repleto de atividades para cuidar das pessoas que cuidam, com o objetivo primordial de reconhecer, dignificar e apoiar o papel do Cuidador. A escola secundária António Sérgio foi o palco da atividade «Gaia a Cuidar-te» com sessões de dança adaptada (Sensori), terapia do riso (por Judite B Rezende), yoga adaptado (pelo Urban Farmers), autocuidado (pelo IEFP), postura na prestação de cuidados (pelo Instituto de Técnicas de Saúde) e Plantas como terapias (pelo Cantinho das Aromáticas). O dia terminou com um Chá Dançante, pela Academia Sénior de Gaia.

Recorde-se que o Município de Gaia assumiu, em 2021, a implementação do Programa de Apoio ao Cuidador, tornando-se o primeiro caso de política pública nesta área em todo o país. Este programa assegura uma resposta de proximidade a quem seja reconhecido o estatuto de cuidador informal. De forma a garantir que as pessoas que necessitam de cuidados permanentes, com baixos rendimentos, possam permanecer no seu domicílio sob os cuidados de familiares, evitando-se ou retardando-se a sua institucionalização, envolve a atribuição de um apoio económico aos cuidadores informais. Através deste programa é, igualmente, disponibilizada orientação técnica, através de sessões de esclarecimento para o desenvolvimento dos cuidados a prestar; encaminhamento para as redes de suporte; implementação de medidas que promovam a conciliação entre a vida pessoal e a prestação de cuidados e acompanhamento técnico de proximidade.