Notícias e Destaques 14 Ago 2020 «Ubuntu no Bairro» promove coesão social em Gaia Esta iniciativa vai trabalhar em proximidade com a comunidade escolar, famílias e empresas

O Instituto Padre António Vieira (IPAV) viu ser aprovada a candidatura do projeto «Ubuntu no Bairro» no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social. Esta iniciativa, na qual a Câmara Municipal de Gaia se constitui investidor social, prevê a criação e consolidação de redes comunitárias de confiança baseadas na filosofia Ubuntu – «Eu Sou Porque Tu És».
Reconhecendo o capital social como fator crítico para o desenvolvimento comunitário, o projeto «Ubuntu no Bairro» compreende a relevância de uma intervenção sistémica, holística e estruturada na comunidade, que garanta a transversalidade das ações e uma resposta eficaz e eficiente para um desenvolvimento comunitário coeso, permanente e sustentável. Através dos fundamentos da construção de pontes e da ética do cuidado, o «Ubuntu no Bairro» pretende trabalhar na criação de uma comunidade de confiança, coesa e participativa, que seja consciente, crítica e comprometida com a mudança social, através de um envolvimento responsável e solidário. Esta abordagem será alicerçada em dinâmicas de sensibilização e capacitação para a promoção da cidadania, do diálogo, da promoção da paz e justiça social, bem como na mobilização comprometida e responsável para a participação cívica de todos os envolvidos.
Com um investimento total de 350 mil euros, 105 mil dos quais garantidos pela autarquia de Gaia, o «Ubuntu no Bairro» pretende ainda dar resposta à falta de participação e desresponsabilização dos cidadãos, entre eles e para com os espaços, identificada aquando da iniciativa municipal «Meu Bairro, Minha Rua», implementando atividades como a Academia de Líderes Ubuntu, Semanas Ubuntu, Clubes Ubuntu, Famílias Ubuntu, Os Avós do Bairro, Empresas Ubuntu e Ruas Ubuntu.