Ubuntu Fest fortaleceu o espírito de comunidade
Notícias e Destaques 17 Out 2022 Ubuntu Fest fortaleceu o espírito de comunidade Gaia foi palco de três dias de festa, aprendizagem e reflexão

Com o tema «Bem-estar e saúde mental», a terceira edição do Ubuntu Fest realizou-se em Vila Nova de Gaia, nos dias 14, 15 e 16 de outubro. O festival contou com mais de vinte convidados nacionais e internacionais, que enriqueceram os painéis de conversa, conferências, atividades lúdicas não-formais e workshops sobre o tema durante estes três dias recheados de aprendizagens e reflexões relevantes para esta área de atuação e prevenção social. Nigéria, Colômbia, Brasil e Zimbabué foram algumas das origens dos convidados internacionais. Nesta terceira edição, o foco foi o bem-estar e a saúde mental, pensando a metodologia Ubuntu como uma solução para a criação de relações mais sustentáveis, capazes de fortalecerem a comunidade.

O primeiro dia de Ubuntu Fest incluiu um workshop de arte urbana. O resultado foi a construção de um mural que celebra o projeto «Ubuntu no Bairro». O desafio foi lançado a Nuno Palhas ou Third, um street artist gaiense que colabora com os projetos Meu Bairro Minha Rua e Ubuntu no Bairro, tendo já elaborado murais em alguns dos territórios intervencionados pelos projetos. Desta vez o desafio foi, juntamente com alunos gaienses, construir o mural do Ubuntu Fest 2022, pensando na construção da comunidade através de um mural criado pela mesma - um registo que ficará eterno na parede e nas memórias das pessoas que por aqui passarem.

Gaia tem a maior comunidade escolar Ubuntu e, por isso, fazia todo o sentido que a festa também se desenrolasse nestes espaços. Assim, os alunos do 1.º ciclo ao secundário tiveram a oportunidade de assistir a um seminário dedicado ao tema «Educar para a Relação», com a participação do Instituto Relacional de Barcelona. Aqui foi debatida a importância das relações sociais na coesão das comunidades, abordando todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelos jovens das escolas de Gaia nas suas comunidades, numa reflexão sobre as oportunidades e benefícios, com os principais atores sociais.

O universo Ubuntu inclui a experiência no Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Mais de 800 dias de experiência Ubuntu no contexto CRPG, foi agora possível apresentar os resultados e a reflexão sobre o poder da relação nos processos de reabilitação. O primeiro dia terminou com uma gala onde foram entregues os selos Empresas Ubuntu 2022 às empresas identificadas pelos Clubes Ubuntu.

O segundo dia foi dedicado ao tema central deste encontro, com uma caminhada, logo pela manhã, em colaboração com a Associação AGIRAR. Seguiu-se uma conferência onde foram apresentados os contributos Ubuntu para a promoção do bem-estar e da saúde mental nas escolas e nas cidades.

De realçar que esta iniciativa é fomentada pelo projeto Ubuntu no Bairro, que conta agora com o apoio do projeto «Meu Bairro, Minha Rua». A sua distinção com o Prémio Nacional de Sustentabilidade (na categoria de «Bem-estar e Cidades Sustentáveis» do Jornal de Negócios) confirma a importância deste grande programa que cria pontes e redes de confiança, que resultam na participação ativa dos cidadãos para uma construção social mais coesa e de bem-estar a longo prazo.