Túnel de Santo Ovídio encerra a partir de 2 de novembro
Notícias e Destaques 26 Out 2021 Túnel de Santo Ovídio encerra a partir de 2 de novembro Circulação interrompida devido às obras na Linha Amarela

Com as obras de prolongamento da Linha Amarela em "velocidade de cruzeiro”, a circulação no túnel rodoviário de Santo Ovídio vai ser interrompida a partir de 2 de novembro, por um período de 18 meses. Esta interrupção visa a construção do viaduto de acesso àquela linha desde a futura estação Manuel Leão.

O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, e o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, visitaram a 26 de outubro as obras daquela estação – um poço com três níveis, com uma altura equivalente a sete andares e com três acessos por escadas rolantes, servindo a Escola EB 2,3 de Soares dos Reis e a RTP. Na ocasião, o responsável da empresa esclareceu que não havia alternativa ao corte do túnel de Santo Ovídio. "Apelamos a alguma paciência. Não havia outra alternativa. Para fazermos esta ligação tínhamos mesmo de ocupar aquele espaço quer por questões técnicas – nós vamos construir uma laje paralela à laje existente, porque vamos alargar aquele canal –, quer por questões de segurança, que impediriam qualquer tipo de utilização junto do túnel”, clarificou. Lembrando que não há obras sem constrangimentos, Tiago Braga sublinhou que no final "as coisas ficarão muito melhores para todos os utilizadores” e para o ambiente.

Sobre o prazo de um ano e meio previsto para a interrupção, o presidente da Metro adiantou que o túnel será reaberto assim que houver condições. "A nossa previsão, neste momento, são 18 meses, mas tudo faremos para encurtar esse período. Assim que houver condições técnicas e de segurança para abrir o túnel, nós assim o faremos”, concluiu.

Também Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou a inevitabilidade destes constrangimentos: "O que se pode esperar é alguma confusão adicional. O túnel de Santo Ovídio já nos retirava cerca de 40 mil carros da rotunda diariamente, e agora essa distribuição vai fazer-se sempre com ónus. Vai sobrecarregar o IC23, a A44 e as nacionais, nomeadamente a EN1”. Apelando à "compreensão de todos”, o presidente da Câmara de Gaia esclareceu também que foram reforçados o transporte público e o policiamento, tendo em conta que, "em condições normais, a rotunda de Santo Ovídio é também zona para alguns excessos de estacionamento indevidos e até de paragem de autocarros”.

Durante esta visita, que passou também pela zona onde, esta semana, vai começar a ser escavado o túnel junto ao Hospital de Gaia, foi feito um balanço da obra, tendo Tiago Braga salientado que está a ser cumprido, de uma forma global, o plano traçado inicialmente. O objetivo da Metro passar por ter a "operação concluída a 31 de dezembro de 2023”, altura em que estarão operacionais três novas estações – Manuel Leão, Hospital de Gaia e Vila d’Este.