Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
STCP partilha imagens da sua história nos autocarros da frota
Notícias e Destaques 30 Mar 2023 STCP partilha imagens da sua história nos autocarros da frota Iniciativa inserida na comemoração dos 150 anos da empresa
 
A história da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto – está, a partir do dia 29 de março, a viajar pelos concelhos do Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.  As populações destes concelhos vão ver os diversos autocarros que circulam habitualmente pelas suas ruas, decorados, no exterior e interior, com fotografias do seu arquivo histórico, que retratam a mobilidade de outros tempos. 

Trata-se de mais uma ação inserida nas comemorações dos 150 anos de existência da maior operadora de transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, que envolve 31 veículos da frota (standard 100% elétricos, articulados e de dois pisos). No interior destas viaturas estão também colocados cartazes alusivos a este tema, permitindo que os cerca de 240 mil passageiros diários da rede STCP possam conhecer o trabalho de fotógrafos de renome, tais como Teófilo Rego, Domingos Alvão e Platão Mendes, entre outros, que registaram com as suas máquinas analógicas momentos inesquecíveis e, provavelmente, nunca vistos pelas gerações mais jovens. Todas estas imagens de carros elétricos, de troleicarros e de outras viaturas de outras épocas fazem parte do arquivo fotográfico do Museu do Carro Elétrico.

Todos os interessados podem consultar mais informações na landing page alusiva ao aniversário da STCP – www.150anos.stcp.pt – na qual é possível conhecer este relevante pedaço de história da empresa e da mobilidade do Grande Porto, a par das redes sociais da empresa (facebook e instagram).

A origem da STCP data de 15 de maio de 1972, marcada pela realização da viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema "americano” instalada em Portugal, pela empresa "Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos".