Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
STCP com serviço dedicado para a Queima das Fitas
Notícias e Destaques 05 Mai 2023 STCP com serviço dedicado para a Queima das Fitas Reforço de algumas linhas de 7 a 13 de maio
A STCP vai reforçar as ligações ao recinto da Queima das Fitas do Porto, ao longo de todas noites e madrugadas da semana de 7 a 13 de maio. O serviço Vaivém conta com mais viagens entre a Trindade/Hospital de São João e o Queimódromo e as linhas regulares que servem aquela zona terão prolongamentos e um acréscimo de viagens e capacidade com o objetivo de melhorar o serviço aos estudantes e aos passageiros habituais.
Além do regresso do serviço especial Vaivém da STCP, durante a semana da Queima das Fitas, as linhas 200 e 205 vão estar em funcionamento ao longo de toda a madrugada, entre a 1h00 e as 6h00, assegurando, respetivamente, a ligação ao Pólo Universitário do Campo Alegre/ Rede da Madrugada, nos Aliados, e ao Pólo Universitário da Asprela/ Linha D do metro.
No total, a STCP irá disponibilizar durante esta semana académica:
• dois vaivéns entre as 20h00 e as 7h00, que irão realizar, diariamente, entre 80 e 100 viagens, em autocarros de grande capacidade;
• duas linhas adicionais para reforço da Rede da Madrugada: linha 200 [percurso Aliados-pr. Cidade Salvador] e linha 205 (percurso Areosa-pr. Cidade Salvador), que irão realizar 25 viagens diárias suplementares, também com autocarros de grande capacidade.
A linha 200, com origem no Bolhão e que habitualmente tem paragem término no Castelo do Queijo, será prolongada até à rotunda da Anémona (praça da Cidade do Salvador), a partir das 19h00 e até às 8h00, com serviço contínuo. Durante a madrugada, fará término nos Aliados para ligação à Rede da Madrugada da STCP, que, com as suas 11 linhas, chega aos seis concelhos do Grande Porto. A frequência desta linha, combinada com a 1M, que também passa na rotunda da Anémona em direção aos Aliados, será de 30 minutos. No caso da linha 205, irá funcionar na madrugada desde a Anémona até à Areosa, com uma frequência de 25 minutos.
No fim de semana, as linhas 500 (São Bento-Matosinhos Mercado), 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) e 205 (Campanhã-Castelo do Queijo) vão entrar ao serviço mais cedo e com mais viagens, até às 7h00.
O reforço da oferta dedicada passa também por um aumento dos lugares disponíveis, com todos estes percursos a serem servidos por viaturas de grande capacidade, articulados ou de dois pisos. Assim, a STCP assegura mais e melhores viagens aos estudantes e mantém a qualidade do serviço regular aos passageiros habituais das linhas na envolvente ao Parque da Cidade.
Este ano, as portas da Queima das Fitas do Porto abrem todos os dias às 20h00, num evento que promove tecnologias para evitar o uso de dinheiro dentro do recinto. Desde novembro do ano passado que também a bordo dos autocarros da STCP é possível optar por modalidades cashless, usando a aplicação MB WAY para a aquisição do bilhete de bordo junto dos motoristas, além da app Andante ou cartões Andante (seja com a assinatura mensal ou os títulos monomodais).
Desta forma, os autocarros mantêm-se não apenas como a resposta mais sustentável, inteligente e cómoda para chegar à Queima das Fitas do Porto, mas também como uma opção segura e responsável, totalmente alinhada com a proposta ecológica de todos os que vão participar na Queima das Fitas do Porto.