Siza Vieira é autor do novo terminal do Cais do Cavaco
Notícias e Destaques 11 Nov 2022 Siza Vieira é autor do novo terminal do Cais do Cavaco Edifício terá relação com a paisagem natural e com os demais edifícios

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. (APDL) anunciou, a 11 de novembro, que o Cais do Cavaco irá ser desenhado pelo arquiteto Siza Vieira. O terminal de embarcações marítimo-turísticas ficará localizado no limite poente do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, estando a APDL e a autarquia gaiense em consonância com a escolha do local, projeto, arquiteto e enquadramento urbanístico.

A intervenção dotará esta área de novas valências no apoio às operações dos navios-hotel que cursam a Via Navegável do Douro e na dinamização turística, económica e urbanística do território. O terminal deverá permitir a acostagem das embarcações, o embarque e desembarque de passageiros e tripulações, e as operações de abastecimento em adequadas condições de segurança e conforto.

O Cais do Cavaco deverá dispor de quatro postos de acostagem com capacidade para acolher quatro navios-hotel e a possibilidade de acostagem de um navio extra para efeitos de pequena manutenção, cargas ou outros. Contempla ainda a instalação de um pequeno núcleo de recreio náutico, com capacidade para cerca de cinco dezenas de embarcações de recreio. O edifício do terminal procura minimizar o seu impacto na marginal do rio Douro, permitindo uma vista da encosta a tardoz, integrando-o de forma natural na paisagem.
Atualmente está em curso o estudo de impacte ambiental, coordenado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), sendo que no final deste processo a APDL fará a apresentação pública do projeto da responsabilidade do mais premiado arquiteto português, Álvaro Siza Vieira. A APDL, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Pritzker Siza Vieira procuram que a Gare Fluvial do Cavaco se relacione com a paisagem natural e com os demais edifícios, de forma a integrar-se ao local, sem perder o protagonismo e o carácter público que um edifício desta natureza deve ter.