Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Sessões para preparar os trabalhadores para a reforma
Notícias e Destaques 28 Nov 2024 Sessões para preparar os trabalhadores para a reforma Ciclo de palestras começa em janeiro e decorrerá uma vez por mês
Imagem da notícia
O Município de Vila Nova de Gaia quer facilitar um espaço de reflexão prévio à reforma e a adaptação à mesma por parte dos seus trabalhadores, investindo em pesquisas, acompanhamento, diagnósticos e parcerias. Para isso, a autarquia, através da sua Divisão Municipal de Gestão de Pessoal e Carreiras, vai iniciar, a partir de janeiro, um ciclo de palestras sobre as principais temáticas no processo de transição da reforma. Pretende-se que sejam abordados temas enquadrados nas áreas com maior impacto, bem como a importância da preparação para a mesma. Este ciclo de palestras, integrado no projeto «Re-Ativa», está direcionado para os trabalhadores com intenção de se reformarem nos próximos anos/meses e os trabalhadores que se encontrem na fase de pré-reforma (idealmente a partir dos 60 anos). Será um ciclo mensal de dinâmicas de sensibilização, com duração aproximada de 1h30, com referência a temas como: literacia digital, bem-estar psicológico, literacia financeira, importância da alimentação saudável e da atividade física, equilíbrio ocupacional, entre outros.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Gaia pretende facilitar o processo de adaptação à reforma dos seus trabalhadores, no sentido de potenciar um estilo de vida promotor de saúde e bem-estar, proporcionando, assim, uma aposentação e um envelhecimento bem-sucedido. Pretende, ainda, criar uma maior proximidade com os seus trabalhadores nesta fase da vida, não esquecendo todos os anos de trabalho que deram à instituição, para que estes se sintam valorizados e acompanhados ao longo deste processo. 

A entrada para a reforma é um momento caracterizado por diversas mudanças ao nível fisiológico, emocional e socioeconómico, provocando alterações nas várias dimensões do estilo de vida. É, por isso, importante que os trabalhadores percecionem a reforma como um período satisfatório, capacitando-os e empoderando-os para a adoção de decisões conscientes.