Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 21 Ago 2020 Serzedo vai ter «Parque Multigeracional» O espaço vai contar com uma área dedicada à atividade física, zonas verdes e de lazer
O projeto «Parque Multigeracional de Serzedo» foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+Jovem 2020). Com 278 votos, esta iniciativa ganhou o primeiro lugar na categoria de Criatividade, Cultura e Desporto e surge como uma forma de rentabilizar, reconstruir e modificar o terreno situado nas ruas Padre Manuel Ribeiro Coelho e General Humberto Delgado, em Serzedo.

Este espaço, outrora zona de convívio e atividade lúdica, movimentava empregos na área, assim como famílias. Com o decorrer dos anos e com a deterioração dos equipamentos e vandalização dos mesmos, o espaço esmoreceu, acabando por afastar as pessoas.

A proposta, da autoria de Mariana Pinho, de 22 anos, conta com o apoio da junta de freguesia de Serzedo e baseia-se na criação de um parque geracional, centrado em duas faixas etárias principais: as crianças, que se encontram limitadas a nível de espaços que forneçam equipamentos de acordo com as suas necessidades de movimento, e os mais idosos, também limitados em termos de existência de zonas de convívio e desenvolvimento e melhoramento da atividade física. Adicionalmente, está prevista a criação de espaços verdes para a promoção da sustentabilidade ambiental, assim como o contacto do ser humano com a natureza. Desta forma, a área de intervenção será modificada para incorporar um parque fitness, um acesso pedonal, um parque infantil, uma zona de jogo sénior, uma zona de merendas, um miradouro central e espaços verdes.

Para Mariana Pinho, autora do projeto, estas iniciativas são importantes porque "dizem que os jovens estão adormecidos, que os jovens não fazem nada, temos de acabar com essa ideia e mostrar que estamos aqui para fazer a mudança”, e apela à participação de todos, acrescentando que "neste caso, eu mudei Serzedo, vocês podem mudar a vossa zona”. 

O «Parque Multigeracional de Serzedo» promete, assim, promover um espaço sustentável, multifuncional, autêntico, identitário, saudável, proativo e responsável pela criação de movimento, não só na população, mas também nos empregos perdidos ao longo dos anos.