Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Semana da Reabilitação Urbana vai debater habitação
Notícias e Destaques 14 Nov 2022 Semana da Reabilitação Urbana vai debater habitação Pela primeira vez reúne Gaia, Porto, Matosinhos e Maia para uma reflexão de âmbito metropolitano
 
A celebrar a sua 10.ª edição, a Semana da Reabilitação Urbana, uma iniciativa da Vida Imobiliária, está de regresso à cidade do Porto, de 22 a 24 de novembro. Conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, a que se juntam, pela primeira vez, na qualidade de Municípios Parceiros, as Câmaras Municipais de Vila Nova de Gaia, da Maia e de Matosinhos, reunindo também o apoio das principais associações do setor da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia.  

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio da Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário. A Gaiurb realizará uma sessão paralela, a 23 de novembro, alicerçada no tema: Gaia – O Laboratório da Cidade Relacional.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto "Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais. 

Reforçando a importância da reabilitação urbana na valorização da cidade, a intervenção de reabilitação e modernização do Mercado do Bolhão ganha destaque na programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo Municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.  

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre e gratuito (sujeito a registo), dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a todos os que nela habitam ou trabalham. 

A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto. 

A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Reynaers alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, CBRE, CIN, Fassa Bortolo, Grupo Casais, Grupo San Jose, JLL, Mapei, Morais Leitão, Nhood, PLMJ, Portgás, Predibisa, Reify, Smeg e Victoria Seguros.

Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Economistas, GECoRPA, IHRU e IMPIC. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, RICS, ULI, APEGAC, AHP e ANFAJE. Na comunicação com o público, o Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.

Para uma informação mais completa, não deixe de visitar o site do evento disponível no seguinte link:  https://events.iberinmo.com/event/x-semana-da-reabilitacao-urbana-porto-2022

Agenda completa em atualização disponível no seguinte link: https://events.iberinmo.com/event/x-semana-da-reabilitacao-urbana-porto-2022/schedule/

Marque na sua agenda, de 22 a 24 de novembro decorre a Semana da Reabilitação Urbana do Porto! Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.