Semana da Interculturalidade assinalada em Gaia
Notícias e Destaques 13 Abr 2022 Semana da Interculturalidade assinalada em Gaia Jovens lançaram o apelo por um mundo mais justo

O Centro Cultural e Social de Olival recebeu, de 4 a 10 de abril, a Semana da Interculturalidade. Trata-se de uma iniciativa nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza desenvolvida com o Alto Patrocínio do Alto Comissariado para as Migrações. Em termos concretos, o objetivo passou por sensibilizar os cidadãos para a preservação dos valores ligados à solidariedade, igualdade, respeito pela diferença através do diálogo e convivência entre as culturas.

Foram realizadas três ações de debate em torno de diferentes dinâmicas sociais, tendo sido ainda promovida a reflexão sobre os desafios que uma sociedade intercultural enfrenta. Foi também propósito dar a conhecer as diferentes culturas e etnias através de um conjunto de atividades de caráter social e lúdico que envolveram um público abrangente. O diálogo pretendeu ainda apelar para a necessidade de igualdade de oportunidades e diálogo intercultural.

"As políticas de juventudes de Gaia vêm as escolas como oficinas de mudança e os jovens como capital fundamental na construção de uma sociedade inclusiva, intercultural e igualitária”, destacou Elísio Pinto, vereador da Juventude, na sua intervenção.

Em 2022, Ano Europeu da Juventude da União Europeia, a iniciativa, que contou com 23 parceiros e cerca de 300 participantes, pretendeu também contribuir para diminuir os preconceitos e a discriminação social.