Selo Município Amigo da Juventude: Gaia obteve galardão máximo
Notícias e Destaques 24 Mai 2022 Selo Município Amigo da Juventude: Gaia obteve galardão máximo Políticas de juventude reconhecidas pela Federação Nacional das Associações Juvenis

O Município de Gaia foi um dos dez municípios portugueses que obtiveram o escalão máximo do selo «Município Amigo da Juventude», instituído pela Federação Nacional das Associações Juvenis e que reconhece os melhores exemplos a nível nacional.

Em concreto, o Município de Gaia conquistou o selo de três estrelas, o que equivale ao cumprimento com nota máxima dos nove critérios solicitados: existência de Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal da Juventude; Apoio Direto ao Associativismo Juvenil; Políticas de Apoio à Iniciativa Jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude; Plano de Investimento no Setor da Juventude; Mecanismos/Ferramentas de Co-Gestão; e Espaços para Associações e Projetos Jovens.

A cerimónia realizou-se a 19 de maio, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos. O galardão simboliza o pleno compromisso do Município e das suas políticas de juventude, numa lógica de que em Gaia nada é feito em termos de políticas de juventude sem previamente se auscultarem os jovens.

As políticas de juventude têm representado uma aposta assumida de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, cujo envolvimento se tem concretizado em projetos como o Gaia Orçamento Participativo, o Roteiro "Gaia és Tu” ou o Erasmus EU/ON e Erasmus EU/ON Scaling UP.

"Trata-se de um momento marcante e que distingue os jovens gaienses como grandes artífices de um projeto de juventudes que é de todos. Obter a nota máxima é importante, mas ainda mais importante é constatarmos que não deixamos nenhum jovem para trás. Trabalhamos todos os dias para todas as juventudes, de uma forma inclusiva e agregadora”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia.

Também na mesma semana o Gaia Orçamento Participativo Jovem foi apresentado como projeto de excelência ao nível da participação jovem na conferência europeia do projeto "Europe Goes Local”, que se realizou na Roménia.