Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 19 Jan 2021 Requalificação da Feira dos Carvalhos já está em curso Investimento da Câmara de Gaia é de dois milhões de euros
A obra de requalificação da Feira dos Carvalhos, há muito desejada pela comunidade, já arrancou. Num investimento da Câmara Municipal de Gaia a rondar os dois milhões de euros, o projeto prevê a utilização do referido espaço como feira e inclui, ainda, a construção de um anfiteatro natural para a realização de espetáculos e atividades desportivas, entre outros equipamentos. O novo recinto da Feira dos Carvalhos poderá estar concluído em setembro deste ano.

O objetivo desta requalificação passa pela modernização do espaço, dotando-o de todas as infraestruturas necessárias para que seja multifuncional e criando mecanismos que permitam potencializar o espaço urbano. A Câmara Municipal quer tornar a Feira dos Carvalhos uma referência nacional, incrementar o volume de negócios, modernizar as infraestruturas e melhorar a estética e funcionalidade do espaço, tornando-o mais dinâmico e apto para outras atividades culturais e económicas. 

Recorde-se que a feira, em Pedroso, iniciou a sua atividade em 1758, no Largo do Moeiro. Com o acentuado aumento de vendedores, o espaço foi ficando pequeno, havendo a necessidade de transferir a feira, em 1850, para o atual Largo França Borges. Posteriormente, em 1971, embora as obras ainda não estivessem concluídas, foi inaugurado o espaço atual, localizado no Largo da Feira Nova. Ao longo da última década, o propósito fundamental dos projetos de espaços comerciais exteriores mudou radicalmente e de forma tão dramática que muitas dessas instalações se tornam, hoje, obsoletas. Com esta requalificação, e tendo em conta esta premissa, pretende-se que o local desta feira seja não só um espaço para uma única atividade, mas também que disponibilize outras experiências culturais e económicas. 

Durante este processo de requalificação, a Feira dos Carvalhos está a decorrer na alameda da Senhora da Saúde e nos espaços adjacentes, locais onde foram criadas as melhores condições para o acolhimento dos feirantes e do público. Esta requalificação encabeça uma vasta política de apoio a agentes económicos, da qual consta também a prorrogação da isenção do pagamento das taxas municipais até março de 2021, medida implementada em abril último como forma de compensação pelos prejuízos causados pela pandemia de covid-19.