Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 26 Mai 2020 Raposa encontrada na rua recupera no Parque Biológico O animal foi resgatado no início do mês de maio e tem vindo a apresentar melhorias

A jovem raposa resgatada pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a 13 de maio, em Santo Tirso, apresentava-se bastante debilitada e foi de imediato transportada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) para o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia, onde se encontra ainda em reabilitação. Segundo Sara Loio, veterinária no Parque, "os primeiros dois dias foram complicados”, mas "ao fim desses dois dias ela começou a mostrar francas melhorias, começou a demonstrar apetite”, motivo pelo qual a equipa se encontra confiante na sua recuperação.

Apesar de a raposa ter ultrapassado quase todos os "sinais neurológicos severos” apresentados aquando da sua chegada, a equipa veterinária ainda se mostra preocupada com a sua acuidade visual, que não recuperou totalmente. "Ela tem a visão bastante afetada ainda, nesta fase vamos continuar o protocolo apropriado para estas situações e vamos manter a confiança que ela recuperará totalmente. Mas para já ainda é cedo para termos a certeza disso” afirma a médica veterinária.

O centro de recuperação do Parque Biológico de Gaia ajuda animais feridos, debilitados ou detidos ilegalmente em cativeiro e, caso seja viável, todos os animais selvagens são posteriormente devolvidos à natureza. O mesmo se pretende neste caso, se a raposa vier a recuperar totalmente. Segundo Sara Loio, "como suspeitamos de um traumatismo craniano severo, vamos ter de averiguar a proximidade de estradas, escolher um local que seja apropriado para ela caso isso venha a acontecer”.