Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Prolepsis: uma aplicação que ajuda a prevenir o cancro da mama
Notícias e Destaques 17 Nov 2021 Prolepsis: uma aplicação que ajuda a prevenir o cancro da mama Ferramenta foi desenvolvida pelo gaiense Bruno Alves
 
As mulheres que assumem o papel de cuidadoras informais enfrentam desafios adicionais que podem limitar a sua participação em atividades promotoras de autocuidado e negligenciar a sua saúde e bem-estar. Neste seguimento, por iniciativa do gaiense Bruno Alves, da Cuidadores Portugal, foi desenvolvida uma aplicação para telemóvel que contribui para a prevenção do cancro da mama. Chama-se Prolepsis. Trata-se de uma aplicação móvel e online criada por uma vasta gama de especialistas na área provenientes de três países europeus: Chipre (CUT/Europa Donna), Itália (ANS), Portugal (PORTINCARERS), PTeece (Singularlogic), incluindo Cuidadores Informais.

A aplicação foi projetada especificamente para cuidadoras informais que assumem os cuidados de um ente querido e enfrentam os desafios de cuidar, negligenciando, em muitos casos, a sua própria saúde. Essa negligência pode deixar o cuidador informal em risco de adotar comportamentos não saudáveis, perder consultas essenciais e ter uma baixa qualidade de vida. A maioria dos cuidadores informais assume esse papel numa idade considerada preocupante para o desenvolvimento de cancro de mama, que é a principal causa de morte por cancro em mulheres em todo o Mundo.

Fatores como a baixa adesão às consultas de rotina e a adoção de um estilo de vida pouco saudável podem aumentar a percentagem daqueles que eventualmente desenvolverão cancro da mama que poderia ser prevenido ou detetado a tempo, o que poderia salvar vidas. 

Com o objetivo de promover comportamentos saudáveis e preventivos de auto-capacitação, a aplicação foi desenvolvida de acordo com o «Modelo de Crenças em Saúde» (HBM), que é utilizado como uma forma sistemática de identificar, explicar e prever comportamentos preventivos de saúde.
Descarregue a app em: