Projeto que aproxima os jovens e as empresas já foi lançado
Notícias e Destaques 28 Jan 2022 Projeto que aproxima os jovens e as empresas já foi lançado «Futuro Acreditado», da autoria de Luís Gouveia, foi vencedor do GOP+Jovem 2019

Apresentado por Luís Gouveia e vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2019, o projeto «Futuro Acreditado» foi lançado a 28 de janeiro, numa cerimónia que decorreu nas instalações do ISLA Gaia. Alicerçado na temática do empreendedorismo social jovem, o projeto pretende contribuir para uma melhor orientação dos jovens face ao mercado de trabalho, procurando, ainda, combater a desistência após o ingresso no ensino superior.

«Futuro Acreditado» consiste na realização de workshops que façam uma ligação bidirecional entre as empresas e os jovens do concelho de Vila Nova de Gaia. O objetivo passa por aproximar o universo estudantil do mercado de trabalho, limando expectativas e ajustando vocações. A iniciativa arranca agora, sendo que em abril começarão os workshops nas escolas.
Para Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da juventude, "este projeto será o ponto de partida para que as pessoas e as empresas do concelho possam colaborar de forma mais próxima e integrada, e, em conjunto, possamos obter soluções para uma melhor integração dos jovens com competências adequadas ao mercado de trabalho”.

Recorde-se que o primeiro passo já foi dado em 2021 quando, em parceria com o Observatório Social de Gaia, foi realizado um inquérito junto dos alunos a frequentar o ensino secundário e profissional do concelho. Pretendeu-se, em concreto, saber o que pensam sobre o mercado de trabalho em Portugal. Desse estudo, 62,1% destacou algumas lacunas, estando uma delas relacionada com a não correspondência entre a área de especialização/formação e a área de atividade no mercado de trabalho.