Notícias 05 Jun 2020 Projeto «JN Todos» chegou a mais de 500 gaienses Parceria entre a Câmara e a Associação JN Solidário assinala um ano de atividade
O projeto «JN Todos» assinala um ano de atividade, com 505 participantes nas mais variadas ações, todas elas destinadas aos idosos de Gaia. Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Associação JN Solidário, o programa tem como objetivo incentivar o envelhecimento ativo.
Como medida de prevenção, face à atual pandemia de Covid-19, as habituais leituras coletivas de jornais foram adaptadas e os idosos passaram a ter acesso às mesmas através de chamada telefónica ou por videoconferência, sempre com a participação de jovens voluntários monitorizados pela equipa do projeto.

Os principais beneficiários desta iniciativa são os residentes de dois empreendimentos sociais e os utentes de lares e centros de dia do município. Além de ficarem a par de toda a informação relevante, em particular acerca do novo coronavírus, os leitores contam ainda com a dedicação de 12 voluntários, que têm um papel importante no auxílio aos beneficiários. Até à data, são 26 as instituições aderentes, entre lares e centros de dia, escolas, academias seniores, juntas de freguesia e PSP.

As leituras à distância começaram a 6 de abril de 2020 e vão continuar, pelo menos, até ao final de julho, altura em que será analisada a possibilidade de retomar o modelo presencial. Os encontros de saberes e as ações de voluntariado ao domicílio estão suspensos, embora o regresso do apoio domiciliário esteja previsto para breve.

Se reside no concelho de Vila Nova de Gaia e tem mais de 18 anos, pode voluntariar-se para este projeto através do e-mail jnsolidario@jn.pt.