Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Projeto «Handball4Health» distinguido na 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto
Notícias e Destaques 04 Jan 2022 Projeto «Handball4Health» distinguido na 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto Iniciativa «Desporto Sénior» foi implementada em Gaia em 2016
 
Na 6.ª edição dos Prémios Ciências do Desporto, o trabalho intitulado "O andebol de recreação como estratégia promotora da saúde óssea e cardiovascular em mulheres pós-menopáusicas sem experiência na modalidade – o projeto «Handball4Health» recebeu uma menção honrosa na área da «Fisiologia e Biomecânica do Desporto». De realçar que nesta área em concreto, concorreram 31 trabalhos, tendo sido distinguidos três.

O «Handball4Health» é um projeto de investigação e intervenção comunitária que visa estudar os efeitos da prática de andebol de recreação na saúde, aptidão física e bem-estar e promover a realização regular de exercício físico e a adoção de um estilo de vida saudável em várias populações. Desta forma, pretende-se contribuir para a redução da inatividade física, um dos fatores de risco das doenças não-comunicáveis. Foi com este objetivo que, em 2016, nasceu o «Desporto Sénior» em Gaia, direcionado para homens e mulheres acima dos 50 anos de idade. Inspirado no projeto «Handball4Health», é um programa único a nível nacional que proporciona a prática de andebol de recreação, não sendo necessário ter experiência prévia na modalidade. 

De realçar ainda que os prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium BCP, em parceria com a revista Visão, premiaram as categorias de «Economia, Direito e Gestão do Desporto», «Fisiologia e Biomecânica do Desporto» e «História e Sociologia do Desporto». Esta iniciativa pretende "aproximar o conhecimento e quem o produz e divulga, daqueles que dele necessitam para melhorar a sua intervenção e prática diárias nas áreas das Ciências do Desporto”.